Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/19 às 16h49 - Atualizado em 2/09/19 às 9h37

A emocionante história de Fábia

A Ceasa-DF não é feita apenas de frutas e verduras, mas também de seres humanos. Pessoas que estão todos os dias na empresa, fazendo os mais diversos serviços passam por situações insólitas que nos fazem acreditar em como o ser humano pode ser bom, puro e generoso. 

 

A história a seguir já ocorreu outras vezes, com outras pessoas e, no começo do mês intrigou e surpreendeu a administração da Ceasa, que chamou a responsável pelo episódio e pregaram-na uma peça, para no final, parabenizá-la por uma ação tão bonita e solidária.

 

A história é sobre Fábia, uma colaboradora da Ceasa/DF, que trabalha na limpeza dos banheiros. Mas poderia ser sobre Gil, sobre Dalila, sobre Geni, ou sobre tantas outras pessoas que têm o dom de transformar um episódio ruim, em generosidade ao próximo.

 

Como diz o trecho da música de Chico Buarque “…todo dia ela fez tudo sempre igual…”, Fábia sai de casa para trabalhar, ainda escuro, mas como todo brasileiro, tem que trabalhar para colocar comida na mesa.

 

Aos sábados, trabalha na limpeza de quatro banheiros, espalhados por todo o espaço da Ceasa. Neste sábado em especial, durante seu trabalho, Fábia se deparou com uma senhora, consumidora do Mercado do varejão, passando mal. Outras pessoas também presenciaram a situação e nada fizeram para ajudar, mas Fábia, uma mãe de dez filhos, se fez presente, e com muita empatia, ao invés de continuar seu trabalho, decidiu ajudar a senhora que estava em situação de vulnerabilidade. A funcionária deu banho na senhora, lavou suas roupas e a ajudou em tudo o que podia, além de tratá-la da forma mais gentil possível.

 

O mais interessante é que quando Fábia foi relatar a história contou um ponto que ninguém sabia. Não só ela, mas quase todas as funcionárias da limpeza já passaram por situações parecidas e ofereceram a mão para ajudar.

 

Dalila, Gil, Geni e Fábia sempre desempenham seus serviços com muita alegria. As funcionárias estão sempre com um largo sorriso no rosto cumprimentando a todos, independente de seu cansaço e, mesmo morando em lugares distantes, percorrendo um longo caminho para a Ceasa e ao final do expediente, percorrendo de volta o mesmo caminho a seus lares, para amanhã, ah amanhã…começar tudo outra vez!

 

 

Texto e imagens: ASCOM CEASA-DF

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

CEASA

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br