Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/09/20 às 12h06 - Atualizado em 11/09/20 às 12h06

Associação de produtores recebe maquinário para auxiliar na produção

 

 

 

O Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Agricultura, realizou na quarta-feira (09), a entrega de uma patrulha mecanizada composta por um microtrator com implementos. Os equipamentos foram destinados para atender os produtores rurais e familiares da associação dos produtores de Hortifrutigranjeiros do Distrito Federal – Asphor e, foram repassados à associação por meio de  um contrato de comodato adquiridos através de recursos disponibilizados pelo Fundo de Desenvolvimento Rural do DF – FDR.

 

Para Sandra Vitoriano, presidente do Sindfhort/Asphor, esses programas do Governo são muito importantes para o homem do campo. “Os programas de compras governamentais coordenados pelo GDF são essenciais para a segurança alimentar da população e para a geração de emprego e renda para os produtores rurais da agricultura familiar”.

 

O Consultor Técnico do sindicato e também da associação, Tomé Antunes, complementou a fala da Presidente da Associação. “Os programas governamentais de aquisição de alimentos devem também contemplar aspectos de planejamento da produção, logística, embalagem e transporte dos produtos. Todo esse processo reflete na comercialização dos produtos, que é momento principal de todo esse processo e o apoio da CEASA/DF tem sido imprescindível para auxiliar o produtor na resolução desses gargalos”.

 

O Vice-governador Paco Britto, que esteve presente na ação sinaliza que os produtores rurais são fundamentais para o desenvolvimento do DF e do Brasil. Segundo ele, o governador Ibaneis Rocha determinou a importância de dar apoio aos produtores no plantio, na colheita e na comercialização. “É muito bom estar aqui. É muito bom ver essas pessoas e a produção de Brazlândia, que é referência nacional no morango e em outras hortaliças. Temos uma marca aqui e isso é graças a vocês agricultores”, afirmou.

 

Para o Secretário de Agricultura, Candido Teles, é uma entrega que dá grande alegria. “Entregamos aqui na Associação, não apenas esse microtrator, grade aradora, carreta agrícola, entre outros. É uma cadeia que participa a Emater-DF, através da extensão rural, a Ceasa, que comercializa esses produtos, e do Governo, que compra diretamente, através da Secretaria de Agricultura, os insumos para as cestas verdes. É um conjunto de atividades e o governador Ibaneis Rocha tem feito grandes investimentos”, afirmou.

 

O Presidente da Ceasa-DF, Onélio Teles, agradeceu a participação no evento e aproveitou para parabenizar o Governador Ibaneis Rocha por todas as ações realizadas, principalmente nesse momento de pandemia. “Esse Governo é um Governo que faz e, aproveito para ressaltar a importância da Ceasa no escoamento da produção rural e também de todos os produtores que são os verdadeiros responsáveis por levar o alimento para a mesa da população”.

 

A Diretora Executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, também destacou o trabalho da empresa de extensão rural. “Nós somos os olhos e os braços do Governo e, se o campo não produz, a cidade não tem o que comer”. Trindade ainda pediu que os produtos e produtores do Distrito Federal sejam valorizados e, finalizou dizendo que a Seagri, Ceasa e Emater são o grupo forte do governador.

Também participaram da ação, alguns produtores rurais da região de Brazlândia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br