Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/18 às 9h58 - Atualizado em 28/05/18 às 9h29

Banco de Alimentos arrecada doações durante o 7° Festival Japão Brasília

COMPARTILHAR

Visitantes que doarem 1kg de alimentos não perecíveis pagam meia entrada

 

O 7° Festival Japão Brasília, que acontece de 4 a 6 de maio, no pavilhão do Parque da Cidade, é considerando o maior e mais representativo evento sobre a cultura japonesa no DF. Além de reunir expositores e artistas que representam a cultura oriental, o Festival reafirma a sua responsabilidade social ao arrecadar alimentos que serão doados a entidades sócio assistenciais.

 

Os visitantes do Festival que doarem 1 kg de alimentos não perecíveis pagam somente meia entrada. A ação é realizada em parceria com o Banco de Alimentos da Ceasa-DF, que atende cerca de 130 instituições de assistência social, beneficiando mais de 32 mil pessoal.

 

A estudante Maria Lúcia, 27 anos, visitou o evento no primeiro dia e fez questão de contribuir. “Já tenho direito a meia entrada por ser estudante, mas trouxe um pacote de feijão, pois tenho certeza que irá ajudar alguém que realmente precisa”, ressaltou.

 

Após o evento, os alimentos passam por uma triagem e são distribuídos entre as entidades já cadastradas no Banco de Alimentos de forma proporcional. “A nossa equipe verifica a data de validade de cada produto e os separa de acordo com o público atendido em cada instituição”, explicou Manoel Aurino, diretor de Segurança Alimento e Nutricional da Ceasa-DF.

 

Programa de Doação Simultânea da Ceasa

 

A arrecadação dos alimentos faz parte do Programa de Doação Simultânea, uma parceria da Ceasa-DF com entidades públicas e privadas. Na prática, as instituições fazem eventos culturais ou esportivos e trocam ingresso por alimentos não perecíveis. Quando chegam ao Banco de Alimentos, os produtos são selecionados e distribuídos à rede de entidades cadastradas.

 

Para cadastrar entidades de assistência social, basta acessar o site da empresa, preencher o formulário de inscrição e entregar, juntamente com os documentos exigidos, ao banco.

 

 

Vaneska Freire Marques

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

CEASA

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br