Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/01/21 às 12h13 - Atualizado em 15/01/21 às 12h57

Banco de Alimentos da Ceasa-DF engloba mais 22 instituições

Número pode ultrapassar os 200 ainda neste ano

Com crise ou sem crise, a solidariedade, o entendimento de que há pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar – e social -, e a necessidade de uma intervenção sobre esta realidade é o que fazem a diferença na vida desses indivíduos.


Por isso mesmo, nesta quinta-feira (14/1) mais 22 instituições foram incluídas no programa Banco de Alimentos da Ceasa-DF. Os representantes participaram de uma reunião de acolhimento no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar (CCC), momento em que receberam diversas orientações da diretora de Segurança Alimentar da Ceasa-DF, Lidiane de Matos, da assistente social Maria Bezerra e da nutricionista Indiara Alves Septimio.

De acordo com Lidiane, “já são 145 instituições beneficiadas pelo programa, mais as 22 agora que ingressam agora. O impacto atual é de cerca de 35 mil pessoas assistidas semanalmente. E esse número vai aumentar muito, pois vamos atentar também aos Cepis [Centros de Ensino de Primeira Infância], que são cerca de 50. Então, nosso público chegará a mais de 200 instituições muito em breve”.

A diretora informou ainda que a retomada da entrega de alimentos – aproximadamente 22 toneladas por semana – está programada para o dia 22 de fevereiro.

Para saber mais – Instituído em 2011, o Banco de Alimentos objetiva diminuir ao máximo o desperdício de alimentos no âmbito da Ceasa- DF, recolhendo, selecionando e distribuindo os alimentos que eram descartados por estarem fora do padrão de comercialização, mas aptos para consumo humano, e doar assim para instituições filantrópicas de Brasília, complementando as refeições de pessoas carentes.

Com o passar do tempo e ancorado na forma eficiente e transparente de captar e doar alimentos para a população em vulnerabilidade, o Banco de Alimentos passou a ser um Equipamento Público de Segurança Alimentar e Nutricional recebendo alimentos de diversas fontes para ser doado para instituições socioassistenciais.

Com um forte apelo ambiental por reduzir o volume de resíduos no lixão e com isso reduzir a geração de gases do efeito estufa, o Banco de Alimentos desenvolveu também uma significativa função social e econômica ao alimentar milhares de pessoas e operacionalizar políticas públicas de compras da Agricultura familiar juntamente com a Secretaria de Agricultura e a Emater.

Se você deseja ser mais um parceiro contra o desperdício de alimentos e no combate à fome, entre em contato com o Banco de Alimentos pelo telefone 3363-1204 ou pelo e-mail bancodealimentos@ceasa.df.gov.br.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br