Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/02/20 às 11h08 - Atualizado em 18/02/20 às 13h07

Ceasa-DF planeja segunda etapa do projeto “Ceasa nas Escolas, Escolas na Ceasa”

Nesta segunda-feira (17), a CEASA-DF recebeu a coordenadora do Colégio Mackenzie de Brasília, Rosimeiry Nascimento. Nesse encontro, a CEASA-DF, juntamente representantes da ASSUSSENA, apresentou o circuito que será realizado com os alunos do colégio no dia 09 de março. Esse circuito e parceria faz parte do projeto, iniciado ano passado Ceasa nas Escolas, Escolas na Ceasa.

 

O Colégio Mackenzie foi o piloto do projeto e já teve sua primeira parte realizada no ano de 2019, onde a CEASA-DF fez uma visita à escola, apresentando um pouco da função da Central de Abastecimento e incentivando um consumo consciente, sem desperdícios e respeitando o meio ambiente. 

 

O circuito

 

As crianças serão recebidas na Associação dos Empresários, onde será oferecido um café da manhã e as explicações básicas de segurança durante o percurso. Em seguida, as crianças seguem para o Mercado Livre do Produtor (PEDRA), onde os técnicos da CEASA farão uma breve explicação sobre a importância da CEASA-DF para a sociedade; da Pedra, os alunos irão para o Banco de Alimentos, para receberem informações sobre o funcionamento do Banco de Alimentos e seus programas (Programa de Doação Solidária, Programa Desperdício Zero e Programa de Aquisição de Alimentos) e lá também receberão informações nutricionais sobre alguns alimentos. 

 

Por fim, as crianças irão para a Administração, onde terá uma mini CEASA construída para os alunos e também acontecerá uma oficina oferecida pelo Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Emater-DF, uma das parceiras do projeto. 

 

O projeto Ceasa nas Escolas, Escolas na Ceasa

 

O objetivo principal é a promoção de hábitos alimentares saudáveis, fortalecendo a conscientização da criança e do adolescente sobre a importância de uma alimentação balanceada e rica em proteínas, vegetais, grãos, folhosas e frutas.

 

Desmistificar o descarte de cascas, talos e sementes também é essencial, assim como inserir o aproveitamento integral dos alimentos nos ambientes familiar e escolar e, a conscientização na separação dos lixos para a compostagem dos resíduos orgânicos e reciclagem dos demais.

 

Indicar a relevância da CEASA-DF na comercialização de diversos tipos de alimentos essenciais à saúde e mostrar desde a produção desse alimento pelo agricultor até a chegada na mesa do consumidor.

 

O projeto possui apoio da Secretaria de Agricultura do DF, Emater-DF e das associações da CEASA, sendo elas a Associação dos Empresários (ASSUCENA), a Associação dos Produtores e  Varejistas da Ceasa-DF (APROVA), Central Flores e a Associação dos Produtores de Hortigranjeiros do DF (ASPHOR), Associação do Mercado Orgânico.

 

 

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br