Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/19 às 11h24 - Atualizado em 13/11/19 às 9h10

Ceasa-DF realiza treinamento sobre sustentabilidade e boas práticas para colaboradores da Silvestrin

Nesta sexta feira (8), a Ceasa-DF realizou o primeiro treinamento sobre Boas Práticas e Sustentabilidade para os colaboradores das empresas. Neste primeiro curso, o público foram os colaboradores da empresa Silvestrin (empresa permissionária na CEASA/DF). O curso foi realizado pela equipe do Banco de Alimentos da Ceasa, que tem um importante papel conjunto na área ambiental e de redução de desperdício.

 

A ideia do treinamento é alertar não só a administração das Centrais, mas todos que trabalham no ambiente sobre a importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

 

Um dos responsáveis pelo curso, Renato Lino, chefe da seção de meio ambiente da Ceasa-DF comentou que a sustentabilidade e preservação não depende apenas de uma parte da empresa, mas de cada ponta da produção. “A sustentabilidade possui uma responsabilidade compartilhada, que vai desde o produtor, o comerciante até os responsáveis pela coleta”, comentou Renato. 

 

Além disso, no treinamento os colaboradores da Silvestrin puderam entender um pouco mais sobre as Boas Práticas Alimentares. Nas boas práticas, por se tratar da área de comercialização, foi bastante abordada a questão da manipulação dos alimentos, desde a higiene pessoal daqueles que estão trabalhando com os produtos,  o armazenamento e até o próprio momento de comercialização. Para isso, as nutricionistas do Banco de Alimentos passaram diversas práticas necessárias para uma boa manipulação dos alimentos, evitando contaminações, desperdício e os passos para a limpeza do ambiente onde o alimento está sendo manipulado.

 

A nutricionista responsável pela apresentação das Boas Práticas explicou que todas as ações são importantes para garantir as boas condições do alimento. “Trabalhamos com a alimentação de famílias, então é necessário que realizemos todos os passos corretamente para garantirmos um produto de qualidade e seguro do ponto de vista microbiológico”, comentou Indiara Alves, nutricionista do Banco de Alimentos. 

 

Para a finalização do treinamento, a equipe do Banco de Alimentos apresentou um de seus programas, o PDZ (Programa Desperdício Zero), como uma alternativa para deixar de destinar para o aterro sanitário os alimentos que ainda apresente características de consumo, porém não atendem o padrão de venda. O Programa, além de ter uma função ambiental, tem função social e econômica. Até o mês de outubro o PDZ arrecadou 206 toneladas de alimentos, complementando 1,2 milhões de refeições. E, como foi falado na palestra, os permissionários têm papel essencial na arrecadação, pois as doações são realizadas por eles. 

 

O treinamento foi um sucesso e os colaboradores da Silvestrin além de aprenderem bastante, agradeceram a parceria da Ceasa-DF.  A Ceasa também agradece a parceria e o apoio dos colaboradores da Silvestrin em todos os seus projetos, além de parabenizar a iniciativa em capacitar a equipe, garantindo assim uma empresa com a qualidade ainda maior.

 

A sustentabilidade na Ceasa-DF

 

Desde o início da atual gestão algo que está sendo muito trabalhado é a questão ambiental. A Ceasa-DF está trabalhando com projetos relacionados a diminuição de resíduos e do desperdício, que antes era muito grande. 

Pensando-se que 40 mil toneladas de Alimentos vai para o lixo e, sendo que 45% são de hortifrútis, a Ceasa tem papel essencial para mudar essa realidade. 

 

As boas práticas 

 

Outro projeto muito importante da Ceasa-DF é a implementação das Boas Práticas, que está aliada com questões ambientais e de desperdício e também é fundamental o engajamento da empresa, sobretudo com relação à segurança sanitária e a exigência do mercado consumidor. 

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br