Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/01/19 às 11h50 - Atualizado em 25/01/19 às 11h55

Ceasa-GO recebe visita técnica do Distrito Federal

O novo presidente da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), Wilder Santos, realizou uma visita técnica nesta quinta-feira, 24, na Ceasa-GO. O grupo de técnicos foi recepcionado pelo presidente João Batista Freitas Lemes e pela diretoria, que apresentaram os projetos e obras realizadas pelo entreposto goiano.

 

A comitiva veio especialmente para conhecer a Usina de Triagem e Compostagem (UTC), projeto pioneiro no Brasil que busca aproveitar o potencial de sustentabilidade da Ceasa-GO, que produz aproximadamente 36 toneladas de rejeitos todos os dias – deste total, 92% são resíduos orgânicos. Atualmente em fase final de testes, a UTC transformará resíduos orgânicos em fertilizantes mais benéficos para o solo, obedecendo as especificidades de cada tipo de produto.

 

Segundo Wilder Santos, o trabalho também deve ser implantado no Distrito Federal. “Sabemos do êxito da Ceasa de Goiás na implantação deste projeto e viemos conhecer. Vamos levar as ideias para Brasília para adequações necessárias à Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou ele.

 

A implantação da UTC foi acompanhada de um amplo programa de conscientização de comerciantes, produtores e trabalhadores da Ceasa-GO, tudo conforme o Plano de Gestão Ambiental, que prevê ações nas áreas de desenvolvimento social, educação ambiental, logística, destinação adequada e reaproveitamento de resíduos sólidos.

 

Além disso, foram apresentados projetos de cunho social realizados pela Ceasa-GO, como a creche, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, e o novo Banco de Alimentos, cuja obra está em fase de conclusão e deve ampliar o atendimento a famílias carentes e instituições filantrópicas.

 

O presidente da Ceasa-DF ressaltou a importância do intercâmbio de informações com o entreposto goiano. “Os problemas enfrentados pela Ceasa de Goiás são os mesmos enfrentados por nós, em Brasília. Então, é importante trabalhar na mesma lógica, obtendo experiências em relação ao descarte, embalagem, diretrizes de segurança alimentar, entre outros. Somos empresas irmãs”, afirmou Wilder Santos.

 

Para João Batista Freitas, visitas como a da comitiva de Brasília são essenciais para a constante atualização do trabalho da Ceasa-GO. “Da mesma forma que mostramos os bons exemplos realizados aqui, temos a oportunidade de conhecer ideias e projetos que são implementados por lá. Compartilhamos problemas semelhantes, que demandam soluções práticas e rápidas, ou seja, é mais interessante partilhar este conhecimento”, disse.

 

Repórter: Gabriel Lisita

Editor: Gabriel Lisita

Fotográfia: Thays Jennyffer

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

CEASA

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br