Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/06/20 às 13h17 - Atualizado em 2/06/20 às 17h34

Ceasa implanta Coleta de Logística Reversa

 

A CEASA-DF ajudando a cuidar do futuro

 

A CEASA-DF vem trabalhando cada vez mais com o intuito de garantir um futuro mais sustentável por meio de compromissos que beneficiam a população e o meio ambiente, oferecendo aos usuários, permissionários, produtores e empregados, a oportunidade de contribuir com a redução do impacto ambiental.

 

Você também pode ajudar a CEASA-DF a cuidar do meio ambiente

 

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, estão sendo instalados na CEASA os PEV’s, Pontos de Entrega Voluntária, que são locais adequados e destinados ao recebimento, controle e armazenamento temporário dos resíduos pós-consumo, entregues pelos próprios consumidores. O objetivo é neutralizar o impacto ambiental que estes resíduos possam provocar à saúde humana e ao meio ambiente se descartados incorretamente através de uma destinação final limpa. Os PEV’s auxiliam na responsabilidade compartilhada e na logística reversa, instituídos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), através da Lei n° 12.305/10, que versa sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público.

 

Os PEV’s podem ser encontrados em dois pontos específicos nas dependências da CEASA: No Mercado Livre do Produtor (PEDRA), ao lado da Biblioteca Comunitária e no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar (CCC).

 

Esses pontos são destinados ao recolhimento exclusivo de pilhas, baterias, lâmpadas e vidros. Em Brasília é possível encontrar locais destinados ao recolhimento destes e de outros materiais não descritos acima por meio do site http://www.slu.df.gov.br/pontos-de-coleta-logistica-reversa/.

 

Ao final da vida útil desses insumos NÃO devemos descartá-los ou incinerá-los junto ao lixo comum. Isso porque tais insumos podem conter substâncias em sua composição que são classificadas como resíduos perigosos. Quando descartados de forma incorreta podem ocasionar a contaminação do solo, dos rios e do lençol freático, além de contribuir para o desencadeamento de problemas relacionados à saúde dos consumidores e dos profissionais envolvidos na coleta.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br