Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/08/19 às 13h25 - Atualizado em 2/09/19 às 11h17

Conversando sobre sustentabilidade com as crianças

Nesta quinta-feira (22), foi iniciado o projeto Ceasa vai à escola. Escola vai à Ceasa. O objetivo é levar às crianças a importância do conhecimento de sustentabilidade. Estamos correndo contra o tempo para cuidarmos melhor do nosso planeta, e para isso é necessário mudarmos os hábitos, e mesmo que tenhamos um longo caminho pela frente, podemos perceber que cada pequena ação pode ter um grande impacto na recuperação do planeta.

 

E é justamente pensando em espalhar esses aprendizados que se torna importantíssima a discussão sobre sustentabilidade já na educação infantil. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores a chance de despertar consciência pela preservação do planeta e o senso de responsabilidade instalado nas gerações futuras.

 

A primeira escola que aderiu ao projeto foi o Colégio Batista, que além de ser parceira da Ceasa, também trabalha com o projeto próprio “Meu papel no Mundo”, que busca exatamente incentivar as crianças a pensar em tudo aquilo que está em sua volta. A inauguração dos dois empreendimentos contou com um evento onde as crianças plantaram em uma horta e receberam orientações sobre a reciclagem e o aproveitamento integral de alimentos.

 

De forma lúdica, é possível sensibilizar as crianças sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações. Parte do ensinamento começa em casa, mas é na escola, onde as crianças passam a maior parte do tempo, que esse ensinamento poderá ser melhor internalizado.

 

O projeto Ceasa vai à escola. Escola vai à Ceasa.  busca levar a Ceasa para as escolas e também levar as escolas para a Ceasa, promovendo ensinamentos sobre temas como descarte do lixo, alimentação saudável, o que é e como é feito a reciclagem, são exemplos de algumas iniciativas que podem ajudar nossas crianças a construir um melhor entendimento sobre questões ambientais, provocando uma mudança de atitude e comportamento.

 

A Ceasa-DF, recentemente implantou em seu ambiente, ações educativas voltadas para a Educação Ambiental, com ênfase na disseminação do conceito de economia circular, para a geração de energias renováveis e para a instalação de pontos de logística reversa. Essas ações também aderem às políticas públicas sobre a sustentabilidade e se encontram em discussões contínuas no âmbito desta CEASA.

 

A CEASA/DF entende seu papel relevante no contexto econômico, social e ambiental no Distrito Federal, por isso está um passo à frente nestas discussões.

 

 

 

 

 

Texto e Imagem: ASCOM CEASA-DF

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br