Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/19 às 9h50 - Atualizado em 15/07/19 às 10h48

É inaugurado o Programa de Boas Práticas Agropecuárias na Ceasa-DF

 

Nesta quinta-feira (27), durante o evento “Saúde na Ceasa”, ocorreu o lançamento do Programa de Boas Práticas Agropecuárias na Ceasa-DF, em parceria com o Sistema Agricultura, composto pela Ceasa-DF, Emater-DF e Seagri-DF.

 

O BPA visa melhorar a produção dos alimentos, desde o seu plantio até a sua comercialização, para assim garantir a melhor produtividade da venda para os produtores e um produto de qualidade para os consumidores. Para essa melhora, os produtores recebem orientações de todo o Sistema Agricultura em todos os quesitos, inclusive na questão da rastreabilidade, sendo um dos mais importante dentro da Ceasa-DF.

 

Até fevereiro de 2020 os produtores da Ceasa-DF têm que já ter aderido ao programa; em 2021, esses deverão se adequar aos requisitos do programa, para em 2022 ganharem o selo em Boas Práticas Agropecuárias. Esse selo garante ao produtor uma série de benefícios, além de render uma maior produtividade nas vendas. A expectativa é que até 2020, a Ceasa-DF tenha a adesão de 70% a 80% de seus permissionários ao BPA, sendo que atualmente a Ceasa possui 2 de seus produtores certificados, entre os 23 do Distrito Federal todo.

 

No lançamento, estiveram presentes diversos órgãos parceiros deste programa, como a Secretaria de Agricultura, representada pelo Secretário Dilson Rezende, a Emater-DF, representado pelo Diretor Executivo Antônio Dantas, a Secretaria de Saúde, representada pelo Diretor de Vigilância Sanitária, Manoel Neto e o Ministério da Agricultura, representado pelo Superintendente Federal de Agricultura e Abastecimento do DF, William Barbosa.

 

O Presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, colocou que desde o início de seu mandato tem o projeto de lançar o Programa de Boas Práticas Agropecuárias dentro da Ceasa-DF. “O BPA traz qualidade para os nossos produtores, o que garantirá qualidade nos produtos da Ceasa, para poder ter concorrência e ter, dessa forma, preço no mercado. Além disso, o programa organizará a nossa produção local”, afirmou Wilder.

 

Os representantes da Emater-DF e Secretaria de Agricultura, parceiros da Ceasa-DF, Antônio Dantas e o Secretário Dilson Rezende, respectivamente,  também falaram sobre a importância de capacitar esse pequeno produtor da Ceasa às Boas Práticas. “Boas práticas estão sendo exigidas em todas as áreas atualmente, e na agricultura também é mais que necessário, o consumidor está pedindo produtos de melhor qualidade”, afirmou Dilson Resende. “O BPA vem adequar o produtor familiar dentro dessa demanda, o Sistema Agricultura está disposto a auxiliar o pequeno produtor da Ceasa-DF nessas boas práticas”, ressaltou Antônio Dantas.

 

Para aderir ao Programa Boas Práticas Agropecuárias, o produtor deverá procurar um escritório da Emater-DF ou a Seagri para assinar o Termo de Adesão e Compromisso, se comprometendo a atender as exigências previstas pelo programa. A Emater, em seguida irá na propriedade do produtor e elaborará um Termo de Adequação.

 

As Boas Práticas Agropecuárias

Instituído pela Portaria nº 35, o Programa do BPA, é executado pelo Sistema Agricultura, composto pela Emater-DF, Ceasa-DF e Seagri-DF, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do DF e  visa incentivar as Boas Práticas Agropecuárias, que são procedimentos que levam em conta a produção de um alimento seguro e de qualidade e o respeito ao meio ambiente, aliado a melhoria da qualidade de vida, renda e saúde do trabalhador rural. O programa também visa a chegada do produto em boa qualidade para o consumidor, visando também as boas práticas na comercialização dos produtos.

As propriedades rurais participantes do programa recebem um selo que certifica as Boas Práticas Agropecuárias. Para receber o selo, é necessário que a propriedade esteja de acordo com todos critérios avaliados no programa. Ao receber o selo, o produtor receberá uma série de benefícios, como possuir prioridade de acesso a um espaço no Mercado Livre do Produtor.

 

Para Saber mais, acesse aqui

 

Texto: Alexandra Fernandes

Luisa Araujo

ASCOM CEASA-DF

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br