Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/19 às 10h22 - Atualizado em 22/05/19 às 10h22

Emater tem recorde de público na AgroBrasília 2019

 

O Espaço da Agricultura Familiar, montado dentro da AgroBrasília, registrou crescimento no público visitante de 15% em relação a 2018 – foram quase 3,5 mil visitantes registrados nos cinco dias da feira agropecuária, a maior do Centro-Oeste.

 

Os resultados positivos também se refletiram no Galpão das Organizações Sociais, que faturou mais de R$ 57 mil em comercialização de plantas, artesanato, refeições e alimentos das agroindústrias do Distrito Federal atendidas pela Emater-DF.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, destaca o balanço positivo. “Superou as nossas expectativas, crescemos em número de visitantes e atendemos o nosso público com excelência, cumprindo o nosso papel de apoiar a agricultura familiar, não só com a divulgação de tecnologias importantes para a área rural, mas principalmente criando oportunidades para que nosso público acesse essas tecnologias e as coloquem em prática”, afirmou.

 

A Emater-DF montou 11 circuitos tecnológicos, além do Galpão das Organizações Sociais. O sistema de bioflocos, no circuito da piscicultura, os painéis de energia solar e o circuito da olericultura (hortaliças) ficaram entre as inovações mais visitadas neste ano.

 

Outra novidade foi o circuito da equideocultura, apresentado pela primeira vez no espaço da agricultura familiar e que recebeu bastante visitas. “Trouxemos técnicas simples para o criador de equinos, mas que trazem conforto para os animais”, explicou a coordenadora do circuito, Florence Berthier.

 

Para o secretário de Agricultura do Distrito Federal, Dilson Resende, a 12ª edição da AgroBrasília teve uma participação muito importante do Sistema Público da Agricultura.

 

“O Espaço da Agricultura Familiar mostrou toda a tecnologia necessária aos pequenos produtores e agricultores familiares e foi brilhantemente conduzida pela Emater e seus técnicos e pelos profissionais da Secretaria de Agricultura que também participaram, principalmente o pessoal da piscicultura e da Defesa Sanitária, que realizaram ações com relação à sanidade dos rebanhos, além da Ceasa, que fez uma mostra de produtos na Casa Rural”, destacou o secretário.

 

Para o presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, o evento foi um sucesso. “Apresentamos uma exposição de produtos comercializados na Ceasa e pudemos reforçar a nossa função de garantir informações de mercado e facilitar o escoamento da produção agrícola”, afirmou Wilder.

 

(Imagem Ascom Ceasa-DF)

 

Participações especiais

O governador Ibaneis Rocha marcou presença na AgroBrasília. Além da participação na abertura do evento, almoçou com agricultores na quarta-feira e visitou o Espaço da Agricultura Familiar no sábado. “Nós temos o compromisso com a população que vive na área rural e o respeito pela família do campo”, afirmou.

 

Durante a feira, o governador assinou decretos que agilizam o licenciamento ambiental e que reduz o ICMS sobre alguns produtos agropecuários, fez a entrega de tratores a associações de agricultores e prestigiou o Dia Especial de Piscicultura.

 

Uma caravana de embaixadores africanos e convidados também visitou o espaço do Sistema Agricultura. A Emater-DF, a Casa do Cerrado e a Campo Companhia de Promoção Agrícola assinaram, na quinta-feira (17), uma carta de intenções para a promoção de ações voltadas à capacitação em assistência técnica e extensão rural para países da África que estejam em situação de insegurança alimentar. Foram representados nove países: Gana, Moçambique, Angola, Guiné, Senegal, Nigéria, Togo, Zimbábue e Gabão.

 

Diversas autoridades Distritais e Federais conheceram o Espaço da Agricultura Familiar este ano. Entre elas, o secretário de Esportes do DF, Leandro Cruz, o secretário-adjunto da Casa Civil, Marcelo Cunha, e a secretária de Estado da mulher, Ericka Filippelli, além de administradores regionais, deputados e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

 

“Todo o Sistema Agricultura, composto por Emater, Seagri e Ceasa, está de parabéns. Eu entendo que foi um belíssimo trabalho este ano, mas no próximo podemos beneficiar ainda mais os moradores do campo e produtores rurais do DF”, disse o secretário de Agricultura, Dilson Resende.

 

Governador Ibaneis Rocha saúda participantes do Dia Especial de Piscicultura, no sábado (18) 

 

Circuito da Olericultura ficou entre os mais visitados nessa edição do evento

 

Embaixadores africanos assinam carta de intenções com Emater-DF e a Campo Companhia de Promoção Agrícola

 

 

Ascom Emater-DF  

Diândria Daia

(61) 3311-9476

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

CEASA

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br