Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/11/19 às 11h04 - Atualizado em 18/11/19 às 11h04

Embaixador do Peru visita Banco de Alimentos para entrega simbólica

Nesta terça-feira (12),o Banco de Alimentos de Brasília recebeu o Embaixador do Peru, Javier Yépez, para a realização da entrega simbólica de alimentos arrecadados no IV Festival do Peru, que ocorreu no dia 10 de agosto, para as instituições atendidas pelo Banco de Alimentos. 

 

O Embaixador do Peru mostrou sua gratidão ao ver que, com a parceria do Banco de Alimentos, foi possível dar mais valor ainda para o Festival Peruano. “Percebemos que o festival é o evento ideal para promover não só a cultura, mas também a ação social e a parceria deu muito certo. Ficamos felizes de estar contribuindo minimamente com o combate à desigualdade social”, falou Javier Yépez.

 

Sendo realizado pela quarta vez no Brasil, o Festival Peruano, realizado pela Embaixada do Peru é o maior evento oficial extrafronteira, que visa difundir as grandes riquezas culturais, gastronômicas e turísticas deste país. A convite do Embaixador Javier Yépez Verdeguer, o Banco de Alimentos do DF recebeu os alimentos arrecadados nesta edição do festival, que foi gratuito, mas contou com a doação de 1kg de alimentos não perecíveis para a participação de sorteios oferecidos pela embaixada. Foram arrecadadas mais de 2 toneladas de alimentos, que serão destinadas a 84 instituições. 

 

No evento, além da presença ilustre do Embaixador do Peru, o Presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos; o Chefe de Gabinete da Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais, Emiliano Abreu e a Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa-DF, Lidiane Pires, além de representantes de algumas das entidade atendidas pelo Banco de Alimentos estiveram presentes.

 

O Presidente da Ceasa-DF também se mostrou muito empolgado e feliz com a parceria não só da Embaixada, mas também da Secretaria de Relações Internacionais. “Podem ter a certeza que aqui os alimentos possuem a destinação correta, trabalhamos muito para isso e queremos fortalecer cada vez mais essas parcerias com este equipamento tão importante que é o banco de Alimentos”, afirmou o presidente. 

 

O representante da Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais comentou sobre o combate à desigualdade social sendo uma pauta muito importante na gestão do DF. Dessa forma, como falado por Emiliano Abreu, cada componente da gestão tem o papel de promover de alguma forma o acesso daqueles mais pobres à possibilidade de crescimento, seja por meio da cultura, educação e, alimentação, pois a alimentação é componente básico para o funcionamento de qualquer ser humano. 

 

No evento, foi ressaltada, pela Diretora de Segurança Alimentar da Ceasa-DF, a grande conquista do Banco de Alimentos do ano de 2019: Estender o atendimento das instituições para famílias em vulnerabilidade. “Víamos que muitas vezes as pessoas comiam na instituição, mas não tinham o que comer quando chegaram em casa. Agora, conseguimos alcançar de uma forma mais efetiva essas famílias”, comentou Lidiane além de pontuar este como o grande feito do Banco de Alimentos no ano de 2019. 

 

A diretora da instituição Associação QNL e QNQ, também conhecida como Casa da Sopa, Helena Faria, juntamente com representantes de outras instituições atendidas pelo Banco, falou um pouco da importância do Banco de Alimentos, agora atendendo também às famílias por meio das entidades cadastradas. O novo alcance é o que dá a possibilidade das 250 famílias atendidas, semanalmente, pela Associação QNL e QNQ, terem o alimento no prato. 

 

O Programa de Doação Simultânea

O PDS é promovido pela parceria entre os órgãos públicos Federais e Distritais, empresas privadas e o Banco de Alimentos, onde os parceiros doadores realizam eventos e campanhas com arrecadação de alimentos não perecíveis e, esses são doados para o Banco, que fica responsável pela logística de recebimento, classificação e distribuição dos alimentos arrecadados para as Instituições sócio assistenciais cadastradas.

O Programa de Doação Simultânea vem ganhando cada vez mais visibilidade durante o ano de 2019. Até agora, foram complementadas 5 milhões de refeições através das doações de alimentos.

 A equipe do Banco de Alimentos trabalha para aumentar cada vez mais o número de parcerias com eventos, órgãos do GDF e empresas privadas, para que assim o número de alimentos arrecadados cresça, o que proporcionará a possibilidade de aumento do número de instituições cadastradas e, assim atingirá mais pessoas em insegurança alimentar no Distrito Federal.  

 

 

 

 

*Fotos: ASCOM CEASA-DF e ASCOM Secretaria de Relações Internacionais

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br