Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/06/12 às 15h43 - Atualizado em 8/11/18 às 14h28

Encontro da Abracen em Brasília

Encontro da Abracen em Brasília fortaleceu plano de união das Ceasas

 

Durante o Encontro foi lançada a primeira fase da Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras

O Encontro Nacional da Abracen – Associação Brasileiras das Centrais de Abastecimento, realizado em Brasília, nos dias 19, 20 e 21/03, reuniu presidentes e técnicos de 51 Ceasas de todo o país, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF, Lucio Valadão, entre outras autoridades dos setores relacionados, além de representantes internacionais da Mercasa Espanha, da WUWM, Mercado Atacadista Lo Valledor Chile e Mercado Modelo do Uruguai. O evento teve o objetivo de proporcionar a troca de informações e conhecimentos entre as Ceasas, debatendo propostas e projetos que visam a modernização e o aperfeiçoamento do setor de abastecimento.

Durante a abertura, foi lançada a primeira fase da Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras (FLV). Em todo o Brasil, 51 Centrais já aderiram à ação que será implantada por cada unidade, ainda este mês. Um dos objetivos da Campanha é incentivar a população a aumentar o consumo destes produtos, institucionalizando as Ceasas como equipamentos públicos que organizam o fornecimento destes alimentos diários nas mesas dos brasileiros. A nível federal a ação conta com a participação dos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Conab e do Ibrahort.

O ministro Antônio Andrade, recém-nomeado para o cargo, afirmou que o abastecimento de qualidade significa benefício para vários setores do governo federal, como educação e saúde. Declarou, ainda, que seu ministério espera contar com parceiros como Conab, MDS e as próprias Ceasas para “planejar o futuro do nosso abastecimento com diálogo e planos de ações que tragam resultados imediatos”. Representantes dos ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, também falaram sobre como pretendem colaborar para organizar o abastecimento brasileiro e também sobre a importância das parcerias para trazer objetivos. 

Segundo o presidente da Abracen, João Alberto Lages, hoje as Ceasas são vistas como importante elo para a formulação de políticas públicas para o abastecimento brasileiro. Além de lançar o Plano Nacional de Abastecimento, a Abracen colocou em discussão no Congresso Nacional o Projeto de Lei 174, cujo objetivo é restabelecer a visão sistêmica que o setor de abastecimento possui para a formulação de políticas públicas.  

O segundo dia do encontro foi dedicado a um Fórum no qual foram discutidos e debatidos temas sobre Tecnologia da Informação em Mercados de Abastecimento, Logística da Cadeia de Suprimentos, Sustentabilidade – Fontes de Energia Alternativa e o Plano Nacional de Abastecimento. “Foi um encontro proveitoso e produtivo, onde a Abracen apresentou os resultados de trabalhos realizados nos últimos anos, e ainda o que pretende propor para os próximos anos. Colocamos em dia a pauta e discussões sobre a nossa proposta de modernização das Ceasas”, declarou o presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos.

O evento foi encerrado com uma visita dos representantes das Ceasas à Fazenda Malunga, na região do PADF, referência na produção de orgânicos no DF. Os visitantes conheceram as técnicas utilizadas em todo o processo de produção.

principal editada

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br