Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/04/21 às 14h41 - Atualizado em 7/04/21 às 14h41

Presidente do Consea visita Banco de Alimentos da Ceasa

 

 

 

O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Consea-DF), José Ivan, veio à Ceasa-DF conhecer o funcionamento do Banco de Alimentos. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (7/4) e contou com a presença do presidente da empresa, Sebastião Marcio; da diretora de Segurança Alimentar da Ceasa, Lidiane Pires; além dos técnicos da Seagri André Alves e Lúcio Flávio; e do técnico da Emater Blaiton Carvalho.

 

 

Eleito presidente no dia 25 de março para um mandato de dois anos à frente do Consea, José Ivan enfatizou que a participação social é muito importante para a consolidação e o fortalecimento da política de segurança alimentar e nutricional do DF. Por isso mesmo, parabenizou a Ceasa-DF e demais órgãos do Sistema Agricultura do GDF pelo impulso dado ao Consea. “O Conselho é, na verdade, a voz da sociedade junto ao governo. Infelizmente não se tem encontrado muito espaço para fazer seus encontros; suas conferências sobre diversos temas. O GDF fez um grande gesto reerguendo o Consea”.

 

De acordo com o presidente Sebastião Marcio, as soluções têm que vir com a contribuição de todos; da sociedade. “Medidas não devem ser tomadas apenas dentro dos gabinetes. É preciso também sair, ouvir as pessoas, sentir a realidade pela qual elas passam e daí, sim, apresentar propostas e soluções”, disse.

 

Para Lidiane Pires, a revitalização do Consea “nos traz uma grande alegria, pois o colegiado pode referendar as ações que estamos fazendo e avaliar novas atividades que queremos fazer. É uma construção coletiva, que enaltece o que funciona e questiona o que pode ser melhorado”.

 

Mais – O Consea-DF é um órgão colegiado de caráter permanente de assessoramento imediato ao Governador do Distrito Federal com a finalidade de apoiar a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Distrito Federal e à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.

 

A composição é de 36 membros – dois terços de representantes da sociedade civil organizada e um terço de representantes governamentais.

 

Os representantes da sociedade civil são selecionados conforme critérios definidos pelas Conferências Distritais de Segurança Alimentar e Nutricional e, complementarmente, com os critérios expressados no Regimento Interno, por meio de Edital de Chamamento Público e nomeados pelo Governador do Distrito Federal. A presidência do Consea é exercida por um representante da sociedade civil, indicado entre os seus membros e designado pelo Governador.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br