Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/20 às 12h03 - Atualizado em 11/03/20 às 9h28

Projeto “Ceasa nas Escolas – Escolas na Ceasa” é lançado oficialmente

Nesta segunda-feira (09), ocorreu a segunda etapa do projeto “Ceasa nas Escolas, Escolas na Ceasa” junto ao Colégio Mackenzie.

 

Na segunda fase os alunos do sexto ano da escola participaram de um tour pelos diversos ambientes da Ceasa-DF, conhecendo de forma mais prática todo o trabalho da empresa no abastecimento e combate à insegurança alimentar na capital. 

 

O tour

 

A visita se iniciou no espaço da Associação dos Empresários da Ceasa-DF (ASSUCENA), onde foram passadas instruções básicas sobre o tour e os alunos puderam desfrutar de um delicioso café da manhã. Em seguida, os alunos se dirigiram ao Mercado Livre do Produtor (PEDRA), onde puderam conhecer um pouco mais do ambiente de comercialização e da produção no DF. O próximo ambiente visitado foi o Banco de Caixas. Lá o empresário Luciano Vilela, falou um pouco sobre a importância da higienização e a forma correta de reutilização das caixas pelos produtores dentro da Ceasa-DF. 

 

As crianças também tiveram contato com o equipamento de combate à insegurança alimentar no Distrito Federal, o Banco de Alimentos. No primeiro momento no Banco, a Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa-DF, Lidiane Pires, apresentou às  crianças um pouco mais do funcionamento do equipamento, focando principalmente nos três programas por ele realizados- Programa de Doação Solidária, Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Desperdício Zero. Em seguida, o Chefe da Seção de Meio Ambiente, falou sobre a sustentabilidade dentro da empresa e sua importância.. 

 

O último lugar visitado foi a Administração da Ceasa-DF, onde estava montada uma “mini Ceasa” e foi realizada uma oficina de sucos funcionais oferecida pela equipe de nutricionistas da Emater e do Banco de Alimentos, utilizando o aproveitamento integral de alimentos.

 

No mesmo espaço, aconteceu a solenidade de lançamento do projeto, estiveram presentes autoridades e parceiros do “Ceasa nas Escolas – Escolas na Ceasa”. Uma das parceiras do evento foi a Associação dos Produtores de Hortigranjeiros e, a Presidente, Sandra Vitoriano, ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento da agricultura no Brasil. 

 

Ainda foi comentado, pelo Chefe-Geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, como o projeto é importante para apresentar a importância da educação alimentar para as crianças. “Nós brasileiros comemos aproximadamente apenas um terço do que a OMS preconiza de frutas e hortaliças, é muito importante inserir esses alimentos na nossa rotina e esse projeto apresenta maneiras de inserir mais nutrientes na nossa alimentação”, afirmou o representante da Embrapa. 

 

A Presidente da Emater-DF, uma das parceiras do projeto parabenizou a iniciativa e comentou de sua felicidade em fazer parte de um projeto que fortalece a presença da agricultura na sociedade. O Secretário de Agricultura do Distrito Federal, Luciano Mendes, complementou a fala de Denise falando como é importante enxergar as escolas como uma ponte para a sociedade entender o valor da agricultura no país e na capital. “Sentimos que falta muitas vezes esse reconhecimento por parte da sociedade e as escolas são um meio excelente de apresentar como a agricultura no DF é forte e realizar essa interação entre sociedade, agricultor e comerciante”, afirmou Luciano. 

 

O Diretor-Geral do Colégio Mackenzie também esteve presente no evento e falou sobre a importância para instituição em fazer parte desse projeto. “É uma grande alegria para o Colégio Mackenzie fazer parte dessa parceria. Parabenizo este projeto por mostrar o valor da agricultura e sua relação com a alimentação”, afirmou o Diretor.

 

O projeto ocorreu com iniciativa da Ceasa-DF e ASSUCENA-DF, e a Presidente da associação Regiany Verbena comentou toda a trajetória do projeto e de como o Colégio Mackenzie foi importante para a sua realização. “Agradeço muito ao Mackenzie por confiar no projeto e se dispor desde o início a participar. Vejo o projeto como uma forma de levar o conhecimento para as crianças de onde os alimentos vêm, que eles não vêm do mercado, até chegar à mesa tem a participação do produtor, de empresários, da ceasa e de comerciantes”, afirmou a presidente. 

 

Para finalizar o evento, o Presidente da Ceasa-DF, Onélio Teles entregou um certificado aos alunos e garantiu a continuidade do projeto tanto para o colégio Mackenzie, como também para as escolas públicas do Distrito Federal. “O projeto não para por aqui, Ceasa nas Escolas – Escolas na Ceasa”, chegará às escolas públicas, com o apoio do Governo do Distrito Federal logo logo, pois o este é um governo de ação”, afirmou Onélio.

 

 

 

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br