Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/03/19 às 13h54 - Atualizado em 4/11/19 às 14h36

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA CEASA/DF

 

Em consonância com  a Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e a Lei Distrital nº 5.610/16, dispondo sobre a responsabilidade de grandes geradores de resíduos, a CEASA/DF realizou um estudo aprofundado sobre o lixo produzido nas dependências da empresa e elaborou  o seu Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS).   O PGIRS está em fase de implantação e em total conformidade com a legislação de resíduos sólidos e com ações diretas que impactarão positivamente na sociedade, seja no aspecto ambiental, razão precípua da jurisprudência, seja nos aspectos econômicos ou sociais, fatores não menos importantes e que se aderem a Missão e a Visão destas Centrais de Abastecimento.

O PGIRS é um documento que visa à administração dos resíduos, por meio de um conjunto integrado de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que leva em consideração os aspectos referentes à sua geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, de forma a atender os requisitos ambientais e de saúde pública.

 

Ações que estão sendo implantadas pela CEASA-DF:

 

  • Instalação da Comissão Gestora da Coleta Seletiva Solidária, que tem como princípio básico a missão de conduzir a implementação do PGIRS na CEASA e instruir o recolhimento de materiais recicláveis que não devem ser misturados ao lixo comum. A coleta seletiva também funciona como um processo de educação ambiental, na medida em que conscientiza as pessoas sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

 

  • Está em processo final de elaboração um termo de referência que visa a contratação de empresa especializada que realizará a gestão dos resíduos sólidos desde a varrição, conservação e limpeza dos espaços internos e externos até a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos gerados, que de acordo com os indicadores constantes no plano de gerenciamento em vigor, são produzidos em média quatrocentas toneladas/mês.

 

  •  Ações educativas voltadas para a Educação Ambiental, com ênfase na disseminação do conceito de economia circular, para a geração de energias renováveis e para a instalação de pontos de logística reversa. Essas ações também aderem às políticas públicas sobre a sustentabilidade e se encontram em discussões contínuas no âmbito desta CEASA.

 

A CEASA-DF entende seu papel relevante no contexto econômico, social, e ambiental no Distrito Federal, por isso está um passo à frente nestas discussões.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br