Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/08/20 às 16h20 - Atualizado em 26/08/20 às 18h50

Terminou hoje (24) a testagem dos produtores da Ceasa

 

 

 

 

A Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), com o apoio do Governo do Distrito Federal, realizou a testagem de seus produtores e colaboradores, visando a necessidade de um diagnóstico precoce de pessoas assintomáticas, garantindo assim, um tratamento mais eficaz e, a não proliferação do vírus em seu ambiente.

 

A ação foi possível graças a parceria entre o GDF, a Ceasa e as Associações presentes na empresa. Foram disponibilizados dois mil testes rápidos em quatro dias de testagem.

 

 

 

 

 

 

 

“Sem fazer teste não se tem nenhuma previsão confiável para o controle da disseminação do vírus. Testar o assintomático é a medida mais efetiva para tomar decisões de flexibilização”, enfatiza o Presidente da Ceasa, Onélio Teles.

 

As pessoas testadas positivo foram afastadas imediatamente de suas funções e orientadas pela equipe da Secretaria de Saúde a todos os protocolos necessários para garantir sua segurança e de seus familiares.

 

Para a Presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Distrito Federal, Sandra Vitoriano “Essa ação visa garantir ao produtor maior segurança para ele e sua família, facilitando a identificação de possíveis focos e a prevenção para um maior controle dessa pandemia” diz Vitoriano.

 

O produtor de café orgânico, Benjamin Neto, diz que foi uma das melhores iniciativas da Ceasa “Se tivesse testagem todo mês aqui na Ceasa seria muito bom para dar tranquilidade ao produtor rural e a população”, diz Neto.

 

 

A ação faz parte da rotina de cuidados da Ceasa, sendo mais uma estratégia que traz vantagem individual e coletiva. Desde o início da pandemia a empresa tem orientado assiduamente seus produtores e colaboradores sobre a necessidade de assepsia das mãos, uso constante de máscara de proteção e também o distanciamento social.

 

Para o Presidente da Ceasa, Onélio Teles, o saldo foi muito positivo, com total de dois mil produtores e colaboradores atendidos. “Saber que nossos produtores e colaboradores que trabalham para manter o alimento na mesa do brasiliense, testaram em sua maioria, negativo para Covid-19, é um grande alívio para a Ceasa e para toda a população”, finaliza Teles.

 

Segundo dados da equipe da Secretaria de Saúde os números de pessoas com resultado positivo na Ceasa foi condizente com a realidade do Distrito Federal, se comparado ao volume de produtores e colaboradores da empresa.

 

Dos 1887 testados nos quatro dias, 543 já tiveram  contato com o vírus, destes 424 estão curados, ainda segundo a Coordenadora da Ação de Testagem, Carine Rodrigues, 71% dos testados não tiveram nenhum contato com o vírus, o que representa 1344 pessoas.

 

Após a conclusão dos testes, se comprovada a necessidade, uma nova testagem poderá ocorrer no máximo daqui 30 dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br