Governo do Distrito Federal
25/05/18 às 2h10 - Atualizado em 18/07/22 às 11h57

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos surgiu como uma iniciativa de mitigar o desperdício de alimentos no âmbito da Ceasa- DF, recolhendo, selecionando e distribuindo os alimentos que eram descartados por estarem fora do padrão de comercialização, mas aptos para consumo humano, e doar assim para instituições filantrópicas de Brasília, complementando as refeições de pessoas carentes.

 

Com o passar do tempo e ancorado na forma eficiente e transparente de captar e doar alimentos para a população em vulnerabilidade, o Banco de Alimentos passou a ser um Equipamento Público de Segurança Alimentar e Nutricional recebendo alimentos de diversas fontes para ser doado para Instituições sócio assistenciais.

 

Com um forte apelo ambiental por reduzir o volume de resíduos no lixão e com isso reduzir a geração de gases do efeito estufa, o Banco de Alimentos desenvolveu também uma significativa função social e econômica ao alimentar milhares de pessoas e operacionalizar políticas públicas de compras da Agricultura familiar juntamente com a Secretaria de Agricultura e a Emater.

 

Atualmente estão cadastradas no Banco de Alimentos mais de 150 instituições, das quais 127 produzem refeições para mais de 25 mil pessoas semanalmente.

 

Em 2020 o Banco de Alimentos iniciou o atendimento a famílias, por meio das Instituições cadastradas. Em 2022 com a criação da Resolução nº3 do Programa de Coleta e Doação de Alimentos, todas as famílias cadastradas no Banco de Alimentos passaram, obrigatoriamente, a ter seu número de inscrição social (NIS) validado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Até o momento o Banco de Alimentos recebeu o cadastro de 76 Instituições que declararam prestar atendimento para 11.096 famílias com doação de cestas básicas no Distrito Federal. O Banco de Alimentos enviou os dados cadastrados para a Sedes, que retornou com uma devolutiva de 6.535 famílias com número de NIS válido dentro dessas 76 Instituições.

 

Atualmente 71 Instituições estão aptas para receber doações para atendimento de famílias, isso porque 5 Instituições cadastradas anteriormente estão com registro do Conselho de Segmento em fase de renovação, sendo esse um dos critérios para atendimento de acordo com a Resolução nº 3 que rege o Programa de Coleta e Doação de Alimentos (PCDA).

 

Toda atividade do Banco de Alimentos é amparada pela Lei n°4.634/ 2011, regulamentada pelo Decreto nº 37.312/ 2016 que dispõe sobre o Programa de Coleta e Doação de Alimentos-PCDA, no âmbito do Distrito Federal.

 

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