Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/09/21 às 14h00 - Atualizado em 1/09/21 às 13h59

Ceasa-DF realiza audiência pública sobre o Mercado Central de Brasília

 

 

Em pouco mais de duas horas, o público que participou – presencialmente ou via internet – da audiência pública sobre o Mercado Central de Brasília pode trazer sugestões e dirimir dúvidas sobre o empreendimento.

 

Durante a abertura do evento, na manhã desta quarta-feira (1º/9), o presidente da Ceasa, Sebastião Marcio, enfatizou que o projeto é “irretocável” e que preencherá uma lacuna que há na nossa cidade. “Brasília nasceu para ser a síntese do Brasil. E esse Mercado Central será. Teremos nele um encontro da cultura de várias regiões e em diversas frentes: gastronomia, artesanato, apresentações musicais e muitas outras atividades”, disse.

 

O secretário-executivo da Secretaria de Agricultura, Luciano Mendes, reforçou ser este um momento importante para ouvir as pessoas e aperfeiçoar o projeto. “O Mercado Central de Brasília é um sonho antigo; e é estratégico porque enxergamos nele o resgate de pessoas, gerando emprego e renda”.

 

 

Coube ao diretor técnico-operacional da Ceasa-DF, Fernando Cabral, fazer uma breve apresentação de como será o Mercado Central de Brasília após sua construção.

 

Na sequência dos trabalhos foram respondidas perguntas acerca da logística do estacionamento; impacto no trânsito; mudança dos estabelecimentos ora em funcionamento no local onde será construído o Mercado; número de empregos que serão gerados; assim como colhidas sugestões que poderão ser incorporadas ao projeto.

 

 

De acordo com Sebastião Marcio, os interessados poderão trazer sugestões até o próximo dia 6, enviando-as pelo e-mail ceappp@ceasa.df.gov.br. “O próximo passo será adequar o projeto às sugestões pertinentes e encaminhá-lo aos órgãos públicos de controle. Se tudo correr bem, teremos a licitação do espaço ainda em 2021”.

 

 

Além do presidente Sebastião Marcio e do secretário-executivo Luciano Mendes, compuseram a mesa de abertura o presidente da Comissão de Parceria Público-Privada e gerente de Engenharia e Infraestrutura da Ceasa-DF, Hugo Matsuoka; e o membro da Comissão e da Secretaria de Projetos Especiais, Danilo Ricardo Mota Moura. Participaram da mesa técnica o arquiteto e urbanista da empresa responsável pela realização dos estudos para implementação do Mercado Central de Brasília, Maruem de Castro Hatem; o representante da Secretaria de Projetos Especiais, Danilo Ricardo Mota Moura; a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa-DF, Lidiane Pire; o gerente de Engenharia e Infraestrutura da Ceasa-DF, Hugo Matsuoka; e o diretor técnico-operacional da Ceasa-DF, Fernando Cabral.

 

Registradas as presenças da presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do DF e Entorno (Asphor), Sandra Vitoriano; da representante da Associação dos Empresários da Ceasa-DF (Assucena-DF), Lílian Hipólito; do presidente da Associação dos Carregadores Autônomos da Ceasa-DF, Edmar Silva; do superintendente substituto da Secretaria Federal de Agricultura (SFA), Carlos Alberto; do presidente da Central Flores, Francisco Jakubowski; e do presidente do Conselho Fiscal da Ceasa-DF, Paulo Iovino.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br