Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/10/21 às 10h19 - Atualizado em 5/10/21 às 10h21

Secretaria da Mulher do DF abre programação do ‘Outubro Rosa’

 

Outubro Rosa chegou e a Secretaria da Mulher (SMDF) preparou uma programação especial para a campanha. Ao longo do mês, as mulheres do Distrito Federal terão acesso a diversos serviços voltados para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

A pasta, que tem a missão de articular ações voltadas à promoção da saúde da mulher, organizou uma série de atividades para estimular o autoexame — que pode antecipar a descoberta do câncer — e serviços para facilitar o acesso da paciente a exames e ao tratamento.

 

 

“O mais bonito da construção dessa programação é que se trata de uma agenda integrada entre as secretarias, os órgãos governamentais e a sociedade civil. Toda ação ganha muito mais força quando, na ponta, nós encontramos mulheres que abraçam a causa e que se tornam porta-vozes para toda a comunidade” destacou a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

 

Em sessão no Palácio do Buriti, na tarde desta segunda-feira (4/10), houve a divulgação do calendário das ações previstas para o mês, além da abertura da exposição de fotos Simplesmente Amor, realizada pela ONG Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (também exibidas no Senado Federal).

 

Entre os serviços oferecidos neste mês, serão disponibilizadas, em parceria com o Sesc, 100 vagas para realização de mamografias, em mulheres com idade acima de 50 anos, e 130 vagas para exames citopatológicos.

 

A unidade móvel da Secretaria da Mulher também fará parte da programação. O Ônibus da Mulher visitará diversos pontos do DF, e a equipe da SMDF, em parceria com a Secretaria de Saúde (SES), vai oferecer às mulheres orientações sobre o autoexame das mamas, debates e palestras sobre a promoção da saúde feminina, além de agendamento de exames preventivos, como mamografia pela Rede SES.

 

 

O câncer não espera – A chefe de gabinete da Ceasa-DF, Rosa Carla Monteiro de Oliveira, enfatizou que “vi nos testemunhos e nas fotos a beleza das mulheres no combate ao câncer. Cada cabeça raspada tem uma história; história de luta, superação; de não desistir; em poder superar isso. E é possível”, disse Rosa, enfatizando que “esta é uma luta de toda a sociedade, tanto na prevenção, quanto no diagnóstico rápido, sobretudo, no tratamento precoce – porque o câncer não espera”.

 

Importante: o Ônibus da Mulher estará na Ceasa-DF, nos dias 14 e 15 de outubro, a partir das 8h30 – também como parte das comemorações do aniversário de 49 anos da empresa.

 

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br