Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/06/20 às 12h32 - Atualizado em 4/06/20 às 18h45

Ações da CEASA e seus impactos Socioambientais

 

A atual gestão das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal – Ceasa-DF vem trabalhando a questão ambiental por meio de diversas ações e projetos relacionados a sustentabilidade, a redução da produção de resíduos e do desperdício.

 

Biblioteca Comunitária

Em 2019 a Ceasa-DF implantou a Biblioteca Comunitária em seu espaço, com o intuito de incentivar e fomentar o acesso à cultura, à educação e à cidadania do público que frequenta a empresa.

 

 

Localizada estrategicamente no Mercado Livre do Produtor (Pedra), local de maior concentração de pessoas no âmbito da empresa, a iniciativa foi bem recebida pelo público. O ambiente físico da Biblioteca Comunitária foi elaborado levando em conta os ideais de sustentabilidade, utilizando materiais reciclados, como os paletes de madeira, transformados em  estantes, o carretel de fio de alta tensão foi reaproveitado para ser usado como mesa e os bancos foram feitos a partir do aproveitamento da poda das árvores da Ceasa. Toda a estrutura da Biblioteca foi confeccionada pela equipe de Manutenção com o apoio da equipe da Seção de Meio Ambiente, ambas da Ceasa-DF.

 

O espaço comunitário possui um acervo bibliográfico multidisciplinar, sendo alimentado por doações e compartilhamento de livros. Qualquer frequentador da Ceasa pode pegar um livro para ler e compartilhar os seus também.

Para doar, basta ligar no número (61)3363-2670 ou enviar um e-mail para ascom@ceasa.df.gov.br.

 

Educação Ambiental

A Educação Ambiental é um projeto ainda dentro da Ceasa, mas é uma ferramenta fundamental na busca pelo desenvolvimento sustentável, objetivando sempre um possível equilíbrio entre o homem e o meio ambiente, na constante busca pelo progresso e desenvolvimento.

 

A Ceasa-DF, por meio da Seção do Meio Ambiente, está trabalhando com campanhas e ações sociais com o intuito de despertar a consciência crítica da população sobre os problemas ambientais consequentes das atividades humanas, instigando seu público frequentador e seus colaboradores sobre a importância do tema.

 

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos é um equipamento público de segurança alimentar e nutricional e tem um importante papel na área ambiental e de combate ao desperdício de alimentos. Instalado dentro da Ceasa, o Banco de Alimentos recolhe alimentos que seriam descartados pelo comércio, seleciona e distribui para instituições filantrópicas de Brasília, complementando as refeições de pessoas em vulnerabilidade alimentar.

 

O Banco tem por objetivo principal reduzir a quantidade de comida boa jogada no lixo, dessa forma, os alimentos que não atendem o padrão de comercialização, mas ainda estão aptas para o consumo, podem ter um fim digno que é a alimentação humana.

 

Essa atuação da Ceasa além de ter função ambiental por reduzir o volume de resíduos no aterro sanitário e reduzir a geração de gases do efeito estufa, tem função social e econômica ao alimentar milhares de pessoas. Nessa atuação os empresários e agricultores que comercializam na Ceasa, têm papel essencial, o apoio deles ao programa possibilitou o resultado de 323 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos em 2019.

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br