Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/21 às 13h57 - Atualizado em 24/06/21 às 16h15

CDRS debate desde segurança no campo até equipamentos para a agricultura

 

 

Formado por nove conselhos regionais – além de membros do Poder Público e Organizações Sociais Rurais legalmente constituídas, o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (CDRS) reuniu-se na manhã desta quinta-feira (24/6).

 

A pauta, extensa, abordou desde a segurança no campo – com o capitão Rafael, da PM Rural – até a aquisição de equipamentos de fomento à produção agropecuária do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR). Houve a apresentação dos bens que estão disponíveis no FDR (tratores, plantadeiras, etc) para as organizações sociais civis. O FDR informou que no dia 5 de julho divulgará no site da Seagri-DF a resolução das normas operacionais e critérios para participação.

 

 

Na abertura dos trabalhos, o secretário da Agricultura, Candido Teles, destacou que a função do Conselho é “desatar nós”, no sentido de fazem com que o produtor rural tenha tranquilidade, paz e segurança jurídica para trabalhar, gerando emprego e renda. Teles lembrou da recente entrega, pelo GDF, de 28 escrituras a produtores rurais de Planaltina.

 

 

Na mesma linha, o presidente da Ceasa-DF, Sebastião Marcio, reforçou que as instituições públicas estão ali para ouvir as demandas, debater e direcionar esforços para resolver os problemas que mais afligem os produtores rurais. “As compras governamentais, hoje, fizeram com que muitas famílias de produtores não ficassem em situação difícil – porque trabalham com produtos que estão tendo o seu custo majorado, de forma continuada, e com preços na ponta que não reagem. Tenho orgulho de fazer parte deste elo. De um lado conseguimos uma remuneração justa ao produtor pelo seu trabalho; ativa o comércio local, faz girar a economia. Na outra ponta, fazemos chegar alimentos de qualidade para pessoas que, no momento, estão passando por dificuldades que ninguém deveria passar, pela falta do direito de comer – um direito elementar”, enfatizou.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, disse que a empresa e o Sistema Agricultura estão fazendo “políticas de Estado” para atender os interesses da comunidade rural. “A área rural, apoiada pelo governo Ibaneis, teve um crescimento muito forte. É uma honra a gente estar aqui e fico muito feliz pelo trabalho da Emater”, afirmou.

 

O CDRS tem por finalidade propor diretrizes para elaboração e implementação de políticas públicas rurais do Distrito Federal. É um espaço de articulação entre os diferentes níveis de governo e as organizações da sociedade civil, para o desenvolvimento rural sustentável, a reforma agrária e a agricultura familiar.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br