Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/19 às 12h24 - Atualizado em 1/11/19 às 9h33

Ceasa-DF e Banco de Alimentos ganham Moção de Louvor na Câmara Legislativa

Na sexta-feira (18) ocorreu, na Câmara Legislativa uma Solenidade em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, realizada pelo Deputado Distrital Claudio Abrantes. 

 

O evento contou com diversas autoridades do Distrito Federal que contribuem de alguma forma para a alimentação na capital e, a Ceasa-DF por ter papel muito importante no meio, esteve presente em peso no evento, tendo como representantes constituintes do dispositivo,Wilder Santos, o presidente da Casa-DF e a Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa-DF, Lidiane Pires, além de produtores e empresas que contribuem com o Banco de Alimentos. Além disso, também estiveram presentes no evento o Secretário de Agricultura Interino, Luciano Mendes; o representante da FAO, órgão da ONU, Gustavo Chianca, o Secretário Adjunto da Secretaria de Aquicultura e Pesca, João Crescêncio, a Presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, o Superintendente da Conab, Rafael Bueno e o Superintendente Federal de Agricultura, Willian Barbosa . 

 

No evento, foi ressaltada a importância do Banco de Alimentos, juntamente com a Ceasa-DF para a erradicação da insegurança alimentar no Distrito Federal e o papel da capital para o resto do mundo. Dessa forma, devido ao seu papel tão importante, a Ceasa ganhou Moção de Louvor devido a sua relevância dentro da alimentação e abastecimento no DF. Também foi comemorado o aniversário da Ceasa no evento, recebendo um parabéns muito especial, tocado pela banda da Instituição Casa Azul, atendida pelo banco de Alimentos. 

 

O Deputado Cláudio Abrantes, em seu discurso, ressaltou o Banco de Alimentos como importante ferramenta de combate à fome, ainda comentando que esse equipamento garante a segurança alimentar de, em média, 35 mil pessoas e comentou sua felicidade em poder comemorar e celebrar esse dia no DF, com contribuição do Banco de Alimentos, que dá exemplo para o Brasil e para o Mundo no combate à insegurança alimentar.  Sobre a alimentação, a Deputada Paula Belmonte comentou que o alimento pacifica o ambiente, e na data devemos lembrar nossa responsabilidade em promover a alimentação saudável e de qualidade a todos os seres humanos, principalmente às crianças. Sobre as crianças, o Presidente Wilder, em seu discurso comentou sobre o novo importante projeto da Ceasa em parceria com as Associações da empresa, “Ceasa nas Escolas, Escolas na Ceasa”.

 

Ainda sobre a discussão sobre as diversas questões relacionadas à alimentação, o representante da FAO, Gustavo Chianca, o número de obesos superou o número de subnutridos no Brasil neste ano. Dessa forma, o representante comentou que é necessário investir em alimentos que promovam uma dieta saudável, nisso entra a educação alimentar e nutricional. Gustavo ainda comentou que o Banco de Alimentos é um exemplo no progresso da ideia de dieta saudável e educação nutricional. 

 

Parcerias com o Banco

 

Um dos importantes parceiros do Banco de Alimentos, a Secretaria de Esportes, representada pelo secretário de esportes Leandro Cruz, comentou alguns números arrecadados no ano de 2019 nos diversos eventos realizados em parceria com o Banco, “Buscamos ser parceiros de todos os tempos do Banco, esse ano só na Corrida de Reis, arrecadamos 50 toneladas de alimentos”. Lidiane Pires, Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa-DF, comentou como os números cresceram esse ano e falou que tudo é graças às parcerias fortalecidas tanto com os produtores, como com as empresas públicas e privadas, inclusive. “Conseguimos iniciar um importante projeto que é o atendimento não só às instituições, como também a famílias que necessitam, começamos a trabalhar com cestas básicas para elas”, acrescentou Lidiane sobre o trabalho do Banco de Alimentos. 

 

Outro importante parceiro do Banco e da Ceasa-DF, o Superintendente da Conab, Rafael Bueno comentou sobre o PAA-Conab, um importante projeto realizado com o Banco, onde não só as instituições ganham, como também os pequenos produtores, que vendem seus alimentos para o programa, por um preço acessível e comentou que esse ano foram arrecadadas 600 toneladas de alimentos, sendo uma parte doada para o Banco. 

 

Homenagens

Ao final do evento, não só a Ceasa-DF foi homenageada, como todos aqueles que contribuem com doações ao Banco de Alimentos, como o representante da FEANBRA, Hermínio Yassunaga, importante parceiro do Banco, que esse ano arrecadou uma grande quantidade de alimentos não-perecíveis no Festival do Japão, a representante da organização de um dos eventos mais populares de Brasília, Brasília Capital Moto Week, Juliana Jacinto e outros parceiros muito importantes de todo o setor da agricultura, como o Sr. Marcelo Perboni, o representante da Comercial Mendes, Sr. Naire Mendes e Sandra Vitoniano, Presidente da ASPHOR/DF, representando os agricultores.

 

A Ceasa-DF agradece ao Deputado Cláudio Abrantes pela homenagem e pelo convite para este importante evento. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br