Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/19 às 14h22 - Atualizado em 1/11/19 às 9h32

Ceasa-DF realiza evento de comemoração ao Dia Mundial da Alimentação

Nesta quinta-feira (17), a Ceasa-DF realizou evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, junto à algumas instituições atendidas pelo Banco de Alimentos e aos seus produtores que contribuem, através do Programa Desperdício Zero, para a doação de alimentos para o Banco. 

 

No evento estiveram presentes a Drogasil realizando aferição de pressão, nutricionistas do UniCeub com exposições e orientações a respeito da alimentação saudável, além de prepararem um suco saboroso e saudável para degustação, a Funap expôs alguns produtos artesanais feitos pelos presos e a empresa Hinode realizou tratamentos de pele. Além disso, instituições do Banco de Alimentos puderam apresentar um pouco dos trabalhos que realizam junto à população em vulnerabilidade. A casa do Ceará realizou cortes de cabelo gratuitos, a associação QNQ e QNL serviu  duas opções de sopas para o público e as crianças atendidas pela Associação Viver, da Estrutural, realizaram uma apresentação de hip hop muito aplaudida, com direito a rap improvisado e protagonizado pelo educador social da instituição, Abraão Carlos.

 

O evento teve o objetivo de não apenas divulgar o trabalho realizado pelo Banco em atender essas instituições, mas também de mostrar para os produtores da Ceasa como a doação deles é muito importante. Dessa forma, os representantes das instituições presentes agradeceram o apoio da Ceasa. Dona Heleninha, da Associação QNQ e QNL relatou sobre a ajuda que o GDF, representado pelo governador ibaneis Rocha realizou para a sua instituição e também agradeceu ao Banco de Alimentos e a Ceasa pelo apoio que oferecem a esta instituição. Em complemento ao seu discurso, o educador social da Associação Viver ressaltou a importância do voluntariado e do fazer o bem “o maior beneficiário ao ajudar o próximo somos nós mesmos, pois o ser humano foi feito para isso. Caso tenha algum bem para fazer pelo outro, faça, você não vai se arrepender”.

 

Os Programas de aquisição de alimentos do Banco de Alimentos vêm alcançando números altos e batendo diversos recordes e todo esse trabalho é feito não somente pelo Banco de Alimentos, mas também com o auxílio dos seus diversos parceiros, sendo que os produtores são um desses parceiros que doam alimentos para o PDZ (Programa Desperdício Zero), complementando a refeição de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. A Ceasa-DF e o Banco de Alimentos são muito gratos por essa parceria e buscam incentivar ainda mais a doação de alimentos.

 

O Programa Desperdício Zero

Alimentos fora do padrão de comercialização, muito maduros ou levemente danificados são geralmente descartados, o que representa grande desperdício. Mas com o programa desperdício zero, esses alimentos ganham uma destinação digna e alimentam milhares de pessoas. Eles são recolhidos pela equipe do Banco de Alimentos, selecionados e distribuídos para Instituições cadastradas.

O programa recebe doações de agricultores e empresários que comercializam na Ceasa bem como busca doações no campo.

Até setembro, o Programa já arrecadou 238.046,54 kg de alimentos.

 

Sobre as instituições 

As instituições presentes no evento possuem diferentes trabalhos, a Associação Viver trabalha com crianças em situação de vulnerabilidade, essa instituição proporciona além de alimentos, algumas outras atividades para as crianças, desenvolvendo diversas potencialidades. Enquanto isso, a Associação QNL e QNQ, também conhecida como Casa da Sopa atende 1000 famílias, sendo aproximadamente 250 por semana, lá são oferecidas sopas para as pessoas em insegurança alimentar e a Casa do Ceará promove cursos profissionalizantes aos desempregados, dando assim, mais condições para essas pessoas entrarem no mercado de trabalho. Além disso a Instituição 

Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército também auxiliou nas sopas que foram servidas. Essa instituição atende 1000 adolescentes no programa Forças para o Esporte.

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br