Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/20 às 13h37 - Atualizado em 21/05/20 às 13h37

Ceasa-DF recebe o Vice-Governador do DF, Paco Britto

Dando continuidade às medidas de enfrentamento da Covid-19 na CEASA-DF, nesta quinta-feira (21), o vice-governador, Paco Britto e sua esposa Ana Paula Hoff marcaram presença na sede da Associação dos Produtores de Hortigranjeiros do Distrito Federal – ASPHOR, localizada no Mercado Livre do Produtor na CEASA, para entregar máscaras aos representantes do setor da agricultura que serão distribuídas para os produtores e suas famílias.

 

A Presidente da Associação, Sandra Vitoriano, expressou imensa gratidão por essa e outras ações do GDF, pois o setor da agricultura ainda sofre grande impacto nesse período e o suporte que está sendo dado pelo Governo é muito importante para proteger esta classe.

 

O uso de máscaras por toda a população é de suma importância, sendo uma das medidas de prevenção à doença. Desde o dia 11 de maio, a utilização de máscaras passou a ser obrigatória, sendo aplicadas sanções àqueles que não a utilizarem, conforme o Decreto nº 40.672.

 

O Presidente da Ceasa-DF, Onélio Teles comentou sobre o trabalho que a equipe da empresa, por meio de parceria com o governo vem realizando com os seus produtores. “É nossa preocupação garantir que todos os produtores, colaboradores e o público frequentador da CEASA utilizem as máscaras. São muitas pessoas no local e, mesmo não tendo aglomeração, se trata de uma possível cadeia de contaminação, que poderia ter início aqui e é exatamente o que queremos evitar. As máscaras mitigam essa proliferação, outra ação realizada pela CEASA é, a conscientização do público sobre prevenção com a distribuição de cartilhas explicativas e também ações que visam a higiene do espaço e indivíduo”, afirmou Onélio.

 

A ação realizada faz parte do pacote de medidas do Programa Todos Contra a Covid-19, comitê criado para a arrecadação de recursos, em que também participam membros da Secretaria da Casa Civil, Escritório de Assuntos Internacionais e o IPREV. O comitê funciona a partir da arrecadação de doações do setor privado, todo o dinheiro irá para a realização de medidas de combate à Covid-19.

 

O Embaixador Pedro Luiz Rodrigues, participante do Programa Todos Contra a Covid-19, falou sobre as ações deste comitê. “Estamos trabalhando com duas ações conjuntas, uma é atrair doações do cenário internacional, não de países em si, mas dos membros atuantes. A segunda, que vem em seguida é o direcionamento dessa arrecadação para grupos que estão em situações de riscos e estão no elo da cadeia de contaminação”, comentou Rodrigues. O vice-governador Paco Britto, complementou a fala do Embaixador, sobre a importância da instrução do público que frequenta a CEASA, dando destaque ao setor da agricultura.  “Conscientizar a classe relacionada à agricultura sobre a utilização das máscaras previne que eles, caso contaminados, passem o vírus para o hortifruti, que chegará na casa de milhares de pessoas. Esta ação de governo é para precaver e instruir a população não só sobre a Covid-19, como também sobre a dengue, ao instruir uma pessoa, ela levará seu conhecimento para toda a sua família”, complementou Paco Britto.

 

O Secretário de Agricultura do Distrito Federal, Luciano Mendes, também esteve presente na visita e comentou que, apesar de ser um momento difícil para o setor da agricultura, esse é um momento especial. “Receber esta visita aqui na CEASA-DF é muito valoroso.  Esse é um momento para reforçarmos todas as políticas públicas que estão sendo colocadas para os produtores e, principalmente planejar e organizar projetos para o futuro, garantindo assim, segurança na comercialização, conjunta às ações de governo”, afirmou Luciano Mendes.

 

Trabalho com motociclistas

 

Durante essa fase de pandemia, para manter seu funcionamento, restaurantes estão fornecendo alimentos por sistema de delivery, dessa forma houve um aumento no número de profissionais para realizarem as entregas, os motociclistas. Isso acabou colocando esse público em risco. Ao perceber este fato, o GDF buscou realizar um apoio a essa classe de trabalho. “Levamo aos restaurantes, nos quais os motociclistas fazem as entregas para alimentar os brasilienses, kits de álcool em gel e máscaras, para passarem para seus entregadores, pois são esses mesmos motociclistas que estão girando a economia do Distrito Federal no momento”, Paco Britto comentou sobre esta ação, que também foi realizada pelo Programa Todos Contra a Covid-19.

 

Suporte a todo o setor da agricultura

 

Todo o setor da agricultura sofre com o impacto da pandemia, pensando nisso, desde o início, foram articuladas ações, por meio do Sistema Agricultura do DF, formado pela Ceasa-DF, Seagri-DF e Emater-DF, visando promover o auxílio aos produtores familiares, que são um dos setores mais atingidos pela atual situação. Uma das primeiras ações foi a compra de alimentos de agricultores para a montagem de cestas, entregues a instituições carentes da capital, através do PAPA-DF e PAA. O Secretário de Agricultura, ainda comentou de uma nova ação que realiza a ligação entre a agricultura e as escolas públicas da capital. “Foi finalizado essa semana um edital de chamamento público das organizações dos produtores rurais, para fornecerem alimentos para o PNAE, voltado à alimentação escolar. Como as escolas estão fechadas foi aprovado que os alimentos fossem direcionados às escolas e, em seguida às famílias dos alunos. É uma forma de garantir a continuidade da produção, gerar renda para os agricultores e dar alimentos de qualidade para  as famílias e crianças.”

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br