Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/21 às 14h10 - Atualizado em 5/02/21 às 16h51

Ceasa presente ao lançamento do convênio do canal de irrigação do Rodeador

 

O canal do Córrego do Rodeador, em Brazlândia, é a principal fonte de água para que os produtores locais possam alavancar a produção. Aguardada por mais de 20 anos, a obra de tubulação do canal começa a sair do papel.

 

De acordo com presidente da Ceasa, Sebastião Márcio, Brazlândia é o principal polo de fornecimento de hortifrutigranjeiros – pelo menos daqueles com origem no DF. “Essa obra vai impactar positivamente a nossa capacidade de produção, o que viabiliza um abastecimento mais regularizado. Teremos água de acordo com a necessidade do produtor”, enfatizou.

 

 

O assessor técnico da Emater-DF, Edvan Sousa, explicou que “hoje existe apenas uma escavação no terreno, que serve para abastecer as propriedades, havendo uma perda considerável de água, seja por infiltração no solo ou por evaporação. Era preciso intervir e realizar a obra de tubulação”.

 

O projeto de tubulação do canal do Córrego do Rodeador será desenvolvido em parceria pela Seagri, Adasa, Caesb, Emater-DF e Sudeco, beneficiando cerca de 95 propriedades rurais e inúmeras famílias de produtores. No momento, a obra está em fase de licitação. Após, levará aproximadamente cinco meses para ser concluída.

 

O secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Candido Teles, disse que este será o maior canal de irrigação do DF, “dando condições ao homem do campo; estrutura para produzir. Não existe cidade sem o campo. E sem água não se vive, não se tem desenvolvimento. Esse é um projeto de grande alcance social.”

 

Participaram ainda da cerimônia presidentes e representantes da SFA/DF, FAPE-DF, Administração de Brazlândia e do deputado distrital Roosevelt Vilela, presidente da frente parlamentar da Agricultura.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br