Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/06/19 às 11h25 - Atualizado em 3/07/20 às 11h01

Corrida de Reis arrecada mais de 40 toneladas de alimentos para o Banco

No domingo (9), aconteceu na capital, a 49º edição da tradicional Corrida de Reis, que contou com a participação de milhares de atletas, que correram os percursos de 6 e 10km.

 

Nesse ano, diferentemente dos anos passados, o Decreto 37.312/2016, que regulamenta a lei 4.634/2011, sobre a arrecadação de alimentos em eventos do Governo do Distrito Federal, foi aplicado diretamente no edital, onde os participantes deveriam levar, obrigatoriamente, 5 kg de alimentos não perecíveis para a retirada dos kits da corrida.  Esta obrigatoriedade causou uma arrecadação muito expressiva de alimentos, que, por meio do Programa de Doação Simultânea (PDS), contemplarão 126 instituições de caridade, atendendo 33.665 pessoas pelo Banco de Alimentos do Distrito Federal, sediado na Ceasa-DF.

 

O número oficial de alimentos doados este ano na corrida foi de 46.092 toneladas. Segundo a Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa-DF, Lidiane Pires, “A quantidade arrecadada na Corrida de Reis esse ano superou em quatro vezes o número oficial de 2018, que foi 10.926, e isso só foi possível com a parceria e empenho do Secretário de Esportes do DF, Leandro Cruz e o apoio da Secretaria de Agricultura na logística de arrecadação”.

 

O PDS vem crescendo e já apresenta um aumento significativo em seus números comparado a 2018.“A parceria com as secretarias e empresas de todo o Distrito Federal são de suma importância para o crescimento do Programa de Doação Simultânea do Banco, nossas expectativas estão sendo alcançadas graças a essa conscientização. Todas as instituições agradecem, e nós também”, ressaltou ainda Lidiane, sobre o PDS e seu crescimento.

 

 

O Programa de Doação Simultânea

Promovido pela parceria entre os órgãos públicos Federais e Distritais, empresas privadas e o Banco de Alimentos, onde os parceiros doadores realizam eventos e campanhas com arrecadação de alimentos não perecíveis e, esses são doados para o Banco, que fica responsável pela logística de recebimento, classificação e distribuição dos alimentos arrecadados para as instituições sócias assistenciais previamente cadastradas.

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br