Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/07/13 às 13h03 - Atualizado em 8/11/18 às 14h28

Cuidados na hora de fazer compras reduzem os gastos e o desperdício

A hora de fazer a feira pode ser decisiva nos gastos e na qualidade da alimentação

Os produtos hortifrutigranjeiros sofrem muitas variações de preços devido a fatores como safra, clima e demanda. Para manter uma alimentação balanceada sem aumentar os gastos com a feira, o consumidor deve seguir algumas dicas:

  • – Prefira produtos da estação, eles ficam mais baratos e têm uma qualidade nutritiva melhor;
  • – Experimente as frutas, legumes e verduras típicas da região. Elas, normalmente, são mais frescas, pois não têm custos com frete e não demoram tanto para chegar à mesa;
  • – Compre frutas, verduras e legumes em quantidade suficiente para apenas uma semana, assim o consumidor terá sempre produtos frescos e evitará o desperdício com os alimentos que estragam devido à demora em consumi-los;
  • – Misture as cores! A cor de cada alimento demonstra as suas características nutritivas, mantenha uma alimentação balanceada com hortifrútis de todas as cores.

Segundo o presidente da Ceasa-DF, Wilder Silva, o consumidor se beneficia ao consumir produtos da estação. “Os hortifrútis da estação têm uma qualidade muito elevada e o preço menor, devido à alta produtividade”, afirmou Wilder.

Em julho, os produtos da estação são: abóbora, berinjela, chuchu, jiló, quiabo, tomate vagem, batata doce, cenoura, mandioca, abacate, laranja, limão tahiti e mamão. “O tomate, grande vilão dos últimos meses, já apresentou uma redução de 75% no valor”, declarou o presidente.

O consumidor ainda pode acompanhar os preços do atacado pelo site da Ceasa-DF, na seção Informações de Mercado, consultando o Boletim Mensal, o Preço Pago ao Produtor, o Preço no Atacado e os Produtos em Oferta. As planilhas são atualizadas na segunda e na quinta-feira, dias de funcionamento do Mercado Livre do Produtor (Pedra) da Ceasa-DF. A Ceasa-DF também funciona aos sábado para venda no varejo, feita direto pelos produtores. 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

CEASA

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br