Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/20 às 15h48 - Atualizado em 1/07/20 às 17h57

Desperdício zero pode ser a solução para diminuir a fome

 

 

 

O Programa de Coleta e Doação de Alimentos, possui três eixos de entrada de alimentos que serão revertidos para as instituições cadastradas no Banco de Alimentos da CEASA-DF. O Eixo Desperdício Zero é um deles.

 

O objetivo desse eixo de doação é 𝗱𝗶𝗺𝗶𝗻𝘂𝗶𝗿 𝗼 𝗱𝗲𝘀𝗽𝗲𝗿𝗱í𝗰𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗹𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗻𝗼 â𝗺𝗯𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗖𝗲𝗮𝘀𝗮-𝗗𝗙 e atualmente, até fora dele, recebendo doações diretamente na propriedade do produtor rural.

 

Quando a Van do Banco de Alimentos estaciona no Mercado Livre do Produtor, a famosa Pedra, nos dias de segunda-feira e quinta-feira, os produtores já sabem que é hora de doação. Para Bruno Pereira, Gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa-DF, “quando a equipe do colete laranja chega na Pedra para coletar alimentos que seriam descartados pelos Produtores e permissionários, é que vemos a solidariedade agindo para evitar o desperdício desses alimentos”, destaca Pereira.

 

Os alimentos doados são aqueles que estão fora do padrão de venda, ou seja, geralmente estão muito maduros ou levemente danificados e normalmente seriam descartados, mesmo estando aptos para o consumo humano. Dessa forma, o Banco de Alimentos recolhe, faz a triagem, pesagem e logística desses insumos para serem doados às instituições e famílias atendidas.

 

 

              

Imagens tiradas antes da pandemia

 

 

No ano de 2019, foram arrecadadas mais de 323 toneladas de alimentos pelo Eixo Desperdício Zero, atendendo 140 instituições. Neste ano, até maio, foram arrecadas 85 toneladas de alimentos, dessa quantidade 81 toneladas foram aproveitadas,  beneficiando 108 instituições, alcançando um público de aproximadamente 30.000 beneficiários.  

 

Para alcançar números tão expressivos, desde 2019 a equipe do Banco de Alimentos vem realizando ações para conscientizar os produtores locais e empresários que comercializam seus produtos na Ceasa-DF sobre a importância da doação de alimentos que seriam descartados.

 

 

 

                 

Imagens tiradas antes da pandemia

 

 

O Eixo Desperdício Zero também se pauta na preservação ambiental, pois evita que toneladas de alimentos sejam destinados ao aterro, diminuindo assim os gases do efeito estufa.

 

Milhares de pessoas ao redor do globo, não tem sequer uma alimentação diária. Os programas oferecidos pela Ceasa-DF, por meio do Banco de Alimentos, objetivam minimizar a fome da população atendida pelas instituições cadastradas no Banco, além de  proporcionar ao doador desses alimentos, a oportunidade de um ato de solidariedade, dando esperança para o máximo possível de pessoas em insegurança alimentar no Distrito Federal.

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br