Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/20 às 9h50 - Atualizado em 10/06/20 às 12h03

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Quando o dia mundial do Meio Ambiente surgiu?

Na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 15 de dezembro de 1972, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data marcou a abertura da conhecida Conferência de Estocolmo, onde a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente. A partir daí, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho.

                                                              

Por que o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data importante?

Nesta data, são realizados diversos eventos, palestras, documentários e campanhas educativas no mundo todo. O principal propósito é despertar as pessoas para esta importante questão mundial, assumindo assim uma postura consciente em relação ao uso de recursos naturais.

 

Em muitos países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas públicas voltadas para a proteção do meio ambiente, buscando sempre o desenvolvimento sustentável.

 

Para que a conscientização aconteça, a cada ano um tema é debatido amplamente ao redor do mundo. São realizadas campanhas que mobilizam não apenas o cidadão comum, como também governos e empresas. Nas escolas a educação ambiental é debatida de forma leve, mas possibilita o desenvolvimento de uma consciência ambiental fundamental para o futuro do planeta.

 

Pratique os 5 R’s

A Ceasa-DF vem buscando fortalecer a vertente socioambiental da empresa e, para isso, incentiva a prática dos 5R’s.

 

 

1 – Repensar

Antes de comprar qualquer coisa, reflita se a aquisição é realmente necessária, se você não está comprando por impulso ou se você não consegue reaproveitar algo que já possui. Avalie quais os danos este produto causa ao meio ambiente ou à sua saúde.

 

2 – Recusar

Recuse produtos que vêm em embalagens de plástico, prefira sempre as recicláveis, como de vidro e metal ou as biodegradáveis. Utilize ecobags ao invés de usar as sacolas plásticas.

 

3 – Reduzir

Reduza seu consumo, adquira produtos de qualidade e com maior durabilidade. Desta forma, além de ter economia, você reduz a geração de lixo.

 

4 – Reutilizar

Dê uma nova vida para materiais que já foram utilizados. Doe roupas que você não usa mais, conserte o que estiver quebrado, como eletrodomésticos e móveis. Use sua criatividade. Resíduos de plástico, papel, metal, madeira, entre outros, podem ser utilizados no artesanato, virando lindas peças de decoração.

 

5 – Reciclar

Faça coleta seletiva, seus resíduos serão reciclados e transformados em outros produtos. Ao reciclar, é possível economizar energia e recursos naturais, além de contribuir para a redução da poluição e prolongar a vida útil dos aterros sanitários.

 

A Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltadas para o desenvolvimento sustentável do planeta.

A CEASA-DF, como grande geradora de resíduos sólidos, ou seja, gera uma enorme quantidade de resíduos diariamente, possui diversas agendas já implantadas ou em construção que buscam a destinação adequada dos resíduos, a meta é reforçar o lema da empresa “Qualidade. Solidariedade. Sustentabilidade” e atingir a excelência na implantação do programa “Ceasa Aterro Zero.

 

Estes esforços contínuos representam a busca incessante para garantir um futuro mais afirmativo, levando em conta o crescimento econômico combinado à proteção do meio ambiente hoje e para as gerações futuras.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br