Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/06/20 às 12h09 - Atualizado em 3/06/20 às 12h36

Ecopontos no âmbito da Ceasa-DF

 

 

Saiba como descartar seu lixo

Tão importante quanto destinar os resíduos de forma ambientalmente adequada, fazer a segregação de resíduos de acordo com as características específicas de cada material é uma etapa fundamental no Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Para isso, a Ceasa-DF está instalando Centros de Recepção de Resíduos (Ecopontos) em seu ambiente.

 

Os Ecopontos são dotados de equipamentos para armazenamento de resíduos sólidos (contêineres), com cores específicas e destinados ao recebimento de materiais da coleta seletiva solidária. O acondicionamento adequado desses resíduos contribui para um ambiente mais limpo e esteticamente agradável, combatendo a proliferação de vetores e poluições visual e olfativa.

 

A previsão é que sejam implantados em torno de 52 Ecopontos, distribuídos de forma adequada no âmbito da Ceasa para recebimento de todo resíduo sólido gerado. Em cada Ecoponto serão dispostos ao menos:

  •   um contêiner verde: destinado ao armazenamento dos resíduos secos recicláveis; e
  •   um contêiner marrom: destinado ao armazenamento dos resíduos orgânicos e passíveis de compostagem.

 

Podendo ainda conter um contêiner cinza, destinado ao armazenamento dos resíduos indiferenciados, não passíveis de reciclagem e/ou compostagem.

 

Os projetos em andamento, sob a responsabilidade da Seção de Meio Ambiente da Ceasa-DF, buscam a destinação dos resíduos secos recicláveis para uma cooperativa de reciclagem cadastrada no Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – SLU. Já os resíduos orgânicos, cerca de 75% (setenta e cinco por cento) do total produzido na instituição, serão encaminhados para um destino final ambientalmente adequado, por meio de acordo de cooperação técnica já firmado com a FUNAP/DF, além de outras destinações em negociações avançadas com empresas públicas e privadas.

 

A importância do descarte correto

Com a separação adequada dos resíduos é possível: reutilizar, reciclar, compostar e agregar valor ao resíduo a ser reciclado, proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais de limpeza, aos catadores e classificadores dos resíduos secos recicláveis, diminuir a demanda da natureza, aumentar o tempo de vida dos aterros sanitários e diminuir o impacto ambiental quanto à disposição final dos rejeitos.

 

Vale lembrar

Cabe a todos nós partilhar ideias, dicas e alternativas ecológicas para que o nosso país possa evoluir neste sentido. Devemos fazer um esforço consciente para diminuir a quantidade de lixo que produzimos, repensar pequenos atos ou compras que estão incorporadas na nossa rotina. A palavra-chave é minimizar, poupamos dinheiro e o planeta agradece. A CEASA-DF está fazendo sua parte, faça você também a sua. Juntos fazemos a diferença!

 

Dica para se fazer a coleta seletiva em casa:

Para separar corretamente o lixo reciclável é interessante e higiênico retirar somente o excesso de resíduos compostáveis dos recipientes, principalmente se estiverem armazenados há algum tempo. Uma ideia para também poupar água, é deixar as peças na pia durante a lavagem da louça.

  •       Não é necessário lavar as embalagens antes de descartá-las;
  •       Não é necessário retirar os rótulos das embalagens antes de descartá-las;
  • Deve-se buscar a otimização do espaço no Ecoponto;
  • Guardanapos e papel de cozinha devem ser descartados no lixo indiferenciado;
  • Se uma embalagem for constituída por vários materiais e não for possível separá-los, pode colocar no ecoponto do material predominante;
  • Os vidros quebrados devem ser embalados em papéis mais grossos, como jornais ou dentro de embalagens de laticínios, para evitar acidentes.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br