Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/01/19 às 10h31 - Atualizado em 30/01/19 às 12h32

Gerenciamento de resíduos é iniciado na Ceasa-DF

Nesta segunda feira, 28, foi apresentado, em reunião, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos para a presidência e diretoria da Ceasa-DF.

 

“O objetivo da apresentação foi dar conhecimento ao colegiado sobre o teor do PGIRS, que foi elaborado em consonância com a legislação de Resíduos Sólidos, lei n° 12305/10 e decreto n° 7404/12”, informou Renato Lino, chefe da Seção de Meio Ambiente da Centrais de Abastecimento do DF e responsável pela apresentação. “A partir desta reunião, foram encaminhadas medidas administrativas para a implantação e manutenção deste plano na Ceasa-DF”, ressaltou Renato.

 

O PGIRS foi aprovado pela diretoria e sua execução será imediata. Os benefícios fornecidos pela prática do documento são relacionados tanto a questões sociais, através da remuneração que será dada a associações ou cooperativas de catadores de lixo devido ao aumento de materiais recicláveis, quanto a questões ambientais, relacionadas a uma diminuição do desperdício e questões econômicas, ao haver uma destinação e disposição final adequada aos resíduos.

 

Quanto ao investimento dado pela execução do projeto, o chefe da Seção de Meio Ambiente afirmou que “os valores dependerão das tratativas com outros órgãos, como o SLU. A ideia é alinhar-se com este órgão a fim de minimizar os custos de destinação final, através do termo de cooperação, principalmente quanto aos resíduos orgânicos, de acordo com o PGIRS. Estas tratativas já estão sendo iniciadas entre as duas instituições”, informou o chefe da Seção de Meio Ambiente das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal.

 

 

O PGIRS/CEASA-DF

O Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos foi elaborado após contrato firmado entre a Centrais de Abastecimento do Distrito Federal e empresa de consultoria técnica. É um documento que visa a administração de resíduos por meio de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento, integradas; levando em conta geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos, de forma a atender os requisitos ambientais e de saúde pública. Além disso, o Plano também visa minimizar o número de resíduos gerados na Central de Abastecimento do Distrito Federal.

 

 

 

 

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

CEASA

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br