Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/13 às 18h41 - Atualizado em 8/11/18 às 14h28

Governo das Filipinas visita Banco de Alimentos

A delegação do governo das Filipinas visitou nesta quinta-feira (6/6) o Banco de Alimentos da Ceasa-DF. O objetivo da visita foi conhecer melhor os programas brasileiros de luta contra a fome e a pobreza, além dos mecanismos de promoção de desenvolvimento e de segurança alimentar e nutricional para a população.

No Banco de Alimentos, foram apresentados à comitiva o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que funciona através de um convenio entre o Governo Federal e a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), que possibilita a compra de alimentos da agricultura familiar do DF e Entorno que são doados às entidades sócio assistenciais cadastradas, e o Programa Desperdício Zero (PDZ), onde produtores e comerciantes doam ao Banco os alimentos que não são comercializados, mas que são próprios para o consumo, que depois de analisados e selecionados vão para as entidades beneficiadas. Os programas são operacionalizados pela Seagri-DF, Emater-DF e Ceasa-DF.

Segundo o presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, esses programas são fundamentais para o combate a fome, ao desperdício e aumento da qualidade e segurança alimentar das pessoas em vulnerabilidade social. “O PAA fortalece a agricultura familiar, permitindo ao homem do campo que se desenvolva e o PDZ permite que os alimentos que não são vendidos, por serem pequenos, tortos ou estarem um pouco amassados, sejam aproveitados, combatendo com isso o desperdício. Os produtos desses dois programas vão para as pessoas mais carentes da nossa sociedade, proporcionando uma alimentação saudável e balanceada aos beneficiados”, relatou Wilder.

Os membros da delegação degustaram um suco de laranja feito com as frutas que foram arrecadas através do PDZ. “Vocês provaram o suco e viram como é docinho, gostoso e nutritivo. Essas laranjas iam para o lixão, só porque eram pequenas demais para serem vendidas e agora podem compor as refeições de crianças, adolescentes e idosos que dependem dessas doações para se alimentar”, afirmou Wilder durante a degustação.

Para Corazon Juliano-Soliman, Hon. Secretaria do Departamento de Desenvolvimento Social, os programas do Banco de Alimentos proporcionam benefícios para toda a sociedade. “É muito bem organizada, fiquei impressionada. Os produtores conseguem vender seus produtos e ganhar seu dinheiro e as entidades são beneficiadas, ajudando toda a sociedade”, declarou Corazon.

A comitiva foi composta pela Hon. Secretaria do Departamento de Desenvolvimento Social, Corazon Juliano-Soliman, pelo diretor do Programa Mundial de Alimentos das Filipinas, Praveen Agrawal, pelo responsável pelo Departamento de Segurança Alimentas, além do consultor em Proteção Social, Marilen Danguilan, da assistente executiva, Nastassja Quijano e membros da Embaixada das Filipinas no Brasil.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br