Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/20 às 13h40 - Atualizado em 15/04/20 às 16h03

Medidas para aumentar seu sistema imunológico

Com a pandemia do coronavírus e, conforme recomendações dos órgãos de saúde, já sabemos sobre os cuidados básicos de higiene que devemos tomar, mas e a sua imunidade como está?

 

Além de seguir as devidas orientações para prevenir a COVID-19, também devemos nos alertar em fortalecer o nosso sistema imunológico e ajudar a proteger nosso organismo contra o vírus.

 

Pensando nisso a equipe de nutrição da Ceasa-DF preparou algumas dicas para aumentar sua resistência imunológica e auxiliar na prevenção do novo coronavírus.

 

 

Hidrate-se! Beba aproximadamente 2L de água por dia, isso vai ajudar a eliminar as toxinas do organismo além de melhorar a resistência física.

 

 

✓Consuma alimentos ricos em Vitamina C! A Vitamina C presente na laranja, limão, acerola, maracujá e folhosos verdes escuros, aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microorganismo patológicos.

 

 

✓ Aposte em shots anti-inflamatórios! De manhã em jejum tome um shot de:

 

1 limão espremido +

1 colher de chá de rapas de gengibre +

10 gostas de própolis +

1 colher de chá de glutamina +

1 colher de café de açafrão 

 

Essa mistura é potente, pois seus compostos ajudam na proliferação e desenvolvimento das células do sistema imune e têm propriedades anti-inflamatórias.

 

 

 

✓ Durma bem! Dormir é essencial para que o corpo descanse, se recupere e regule suas funções, incluindo o sistema imunológico. Ao dormir pouco, o nível dl hormônio cortisol no sangue aumenta, reduzindo a capacidade defensiva do corpo.

 

 

 

 

✓ Controle do Estresse! O estresse aumenta o estado de inflamação e contribui para o mal funcionamento do sistema imune, uma vez que sobrecarrega o mesmo. Aposte em meditações e atividades físicas (em casa) para o manejo da ansiedade e estresse.

 

 

 

 

✓ Consumo de chás! Chás de gengibre, anis estrelado, hortelã, cravo, alho e cúrcuma por exemplo, são poderosos aliados pois a maioria são antivirais, anti-inflamatórios, antissépticos e ricos em antioxidantes que combatem radicais livres e fortificam o sistema imunológico.

 

 

E lembre-se: FIQUE EM CASA!

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br