Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/20 às 11h27 - Atualizado em 10/06/20 às 11h55

Orientações sobre a higienização de alimentos

 

Você sabia que embalagens ou até mesmo superfícies de alimentos podem ser veículos de transmissão do coronavírus? 

 

Apesar do vírus se replicar apenas nas células de seres humanos, ele pode contaminar alimentos e embalagens assim como todas as superfícies, caso entrem em contato com gotículas, secreções ou mucosas de um indivíduo contaminado.

 

Como os alimentos ficam em locais de grande circulação e o coronavírus possui uma alta dispersão e ainda não há o completo conhecimento sobre o novo vírus é necessário todo o cuidado possível ao manusear os alimentos.

 

𝗢 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘂𝗺𝗼 𝗱𝗲 𝗳𝗿𝘂𝘁𝗮𝘀 𝗲 𝘃𝗲𝗿𝗱𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗻ã𝗼 𝗱𝗲𝘃𝗲 𝗲 𝗻ã𝗼 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮𝗿, devemos apenas nos atentar a maneiras de nos proteger.

 

Pensando nisso, a 𝗖𝗘𝗔𝗦𝗔-𝗗𝗙 fez uma lista com algumas informações e dicas sobre a higienização e o manuseio correto dos alimentos. 

 

1- Além de higienizar as mãos ao comer ou manusear qualquer alimento, também é necessário manter bancadas, pias, louças e utensílios domésticos completamente limpos, além de ser necessária a limpeza constante de geladeiras, freezers, fornos, fogões e todo o ambiente onde são armazenados e manuseados os alimentos, com água, sabão e sanitizantes.

Esses procedimentos reduzem não só os riscos da contaminação do coronavírus, como também a possibilidade da contaminação cruzada de alimentos, que se trata da transferência de agentes presentes em alimentos contaminados para um alimento não contaminado.

 

2- A higienização dos alimentos contém diversos passos e é importante segui-los para a segurança de todos no ambiente familiar.  

Lavar em água corrente as frutas e hortaliças uma a uma, e no caso de hortaliças folhosas folha a folha, fazendo fricção para remover sujidades.

Deixar de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária sem alvejante, durante 10 minutos.

Enxaguar em água corrente hortaliças folhosas, folha a folha, e frutas e hortaliças, uma a uma.

Escorrer bem ou secar com auxílio de papel toalha ou centrífuga de alimentos e guardar em embalagens limpas e fechadas em geladeira.

 

3- Como já falado anteriormente, as embalagens também podem ser contaminadas, por isso precisamos prestar atenção no manuseio delas inclusive.

Primeiramente, é importante não consumir de forma alguma alimentos com embalagens violadas, não só no atual período como em todos os momentos.

Além disso, é interessante higienizar embalagens.

 

A 𝗖𝗘𝗔𝗦𝗔-𝗗𝗙 está tomando todas as medidas necessárias para manter seu ambiente limpo e o seu público frequentador protegido.

Medidas estão sendo tomadas desde o começo da pandemia para que o consumidor possa continuar comprando seus alimentos preferidos com segurança. 

E é importante lembrar: 𝗵𝗶𝗴𝗶𝗲𝗻𝗶𝘇𝗲 𝗼𝘀 𝗮𝗹𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗮𝗼 𝗰𝗵𝗲𝗴𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗰𝗮𝘀𝗮!  

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br