Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/06/19 às 9h38 - Atualizado em 9/07/19 às 10h22

Os Produtos do Milho

 

Com a chegada das festas juninas, nos meses de junho e julho, há um aumento no consumo do milho e seus derivados, afinal quem não gosta de milho cozido, canjica e pipoca? A utilização do alimento em nossas refeições é muito proveitosa, pois o milho é uma fonte de diversos nutrientes e energia.

 

O milho é tão importante que o Ministério da Saúde escolheu a farinha de milho, juntamente com a de trigo, para a incorporação de ferro e vitamina B9 (ácido fólico). Além de o Instituto de Biotecnologia da Universidade de Granada em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa do Envelhecimento da Espanha, realizou um estudo que demonstrou que o consumo de milho adia o envelhecimento, devido ao alto conteúdo de melatonina, substância produzida em pequenas quantidades pelo corpo, com propriedades antioxidantes que retardam a degeneração neuronal.

 

No entanto, mesmo sendo extremamente nutritivo, o processamento desse cereal, para a criação do milho de canjica, pipoca e farinha, acarreta na perda principalmente de fibras, vitaminas e minerais. Por isso, é muito importante sabermos as diferenças e processamentos do milho, vamos conhecer algumas?

 

Milho Verde

O milho verde é o primeiro na cadeia de processamento do milho, pois trata-se do milho inteiro e ainda cru. Isso garante a integridade do cereal, conservando maior quantidade de nutrientes.

Pipoca

O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial. Apresenta grãos pequenos contendo amido duro e sem rachaduras, para garantir que ele estoure quando for aquecido, originando a pipoca. Assim como o milho verde, o milho da pipoca também é integral e não possui perdas de nutrientes, tornando-se um alimento de alta qualidade.

Canjica

Os milhos utilizados para canjica podem ser de dois tipos: o amarelo, conhecido como mugunzá, e o milho branco, que é uma variedade diferente do milho tradicional. O milho de canjica passa por um processo chamado degerminação, em que a casca e o gérmen do milho são retirados. São nessas estruturas onde ficam retidas as maiores quantidades de nutrientes. Quando retiradas essas estruturas, há perda de carotenoides (antioxidantes), proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais do grão de milho.

Farinha de Milho ou Fubá Mimoso

A farinha de milho e o fubá mimoso fazem parte da mesma classe e são utilizados na fabricação de bolos, pães, polentas, cuscuz etc. Eles, além de passarem pelo processo de degerminação, passam ainda pela moagem a seco. No processo de moagem também há perda de nutrientes. Existe no mercado a opção de fubá integral, que é apenas moído e não passa pela degerminação. É um excelente substituto, pois é um alimento integral e preserva maior quantidade de nutrientes. Pode substituir o fubá mimoso em todas as receitas.

 

Para saber mais clique aqui

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br