Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/20 às 12h29 - Atualizado em 3/06/20 às 14h18

Parcerias para o Meio Ambiente

 

Ceasa-DF e as ações sociais relacionadas ao meio ambiente

As Centrais de Abastecimento do Distrito Federal – Ceasa-DF está em busca constante de meios para reduzir, reutilizar e destinar corretamente seus resíduos sólidos, pensando nisso algumas parcerias foram criadas:

 

Parceria com a FUNAP-DF

A CEASA-DF, abraçando o objetivo primordial da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – FUNAP/DF, de contribuir para inclusão e reintegração social das pessoas presas e egressas do sistema prisional, assinou em conjunto com a fundação, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) no intuito de destinar paletes e caixas de madeira movimentados diariamente no entreposto, para a confecção de caixas para serem utilizadas na Apicultura e de lixeiras sustentáveis, dentre outros itens, aproveitando os equipamentos de marcenaria instalados na FUNAP e destinados à ressocialização dos detentos.

 

Dessa forma, desde o início da parceria em julho de 2019, a Ceasa-DF deixou de destinar ao Aterro Sanitário de Brasília cerca de 22 toneladas de madeira. Vale ressaltar que esse número pode atingir valores mais expressivos nos anos seguintes, tendo em vista a ampliação dessa parceria e de outras ações internas em andamento nas duas instituições.

  • CAIXAS PARA APICULTURA

As caixas de apicultura serão direcionadas em parte, para os escritórios da EMATER/DF visando atender os apicultores que participarão de capacitações na área. A demanda inicial foi trazida pelo escritório daquela estatal na cidade de São Sebastião, no DF. Em conversa ainda incipiente, parte dessa produção será direcionada para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), em convênio firmado junto àquele órgão e a Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Seagri-DF), através do Sindicato dos Apicultores do Distrito Federal (SINDAPIS). O CBMDF é responsável pelo manejo da espécie quando encontrada em área urbana, tendo a expertise para a coleta e a reinserção em ambiente adequado.

  •  
  • LIXEIRAS SUSTENTÁVEIS

As lixeiras sustentáveis serão produzidas primeiramente para as áreas administrativas da Ceasa e em seguida, para as áreas comuns, como parte do esforço contínuo para inserção da Educação Ambiental aos permissionários, produtores, empregados, colaboradores e também o público frequentador do entreposto.

 

Parceria com Cooperativa de Catadores

Reciclar os resíduos na Ceasa-DF será mais fácil agora, graças à parceria que será firmada até julho de 2020 com uma Cooperativa cadastrada no SLU. O Acordo de Cooperação Técnica está na fase de ratificação.

 

Esta agenda representa um avanço ambiental e social, que por meio dos serviços prestados, a cooperativa terá condições de crescer, agregando mais cooperados, retirando da informalidade trabalhadores que fazem o serviço de forma avulsa. A segregação correta do lixo permite ainda que a cooperativa colete um resíduo de melhor qualidade, gerando mais renda para os catadores, melhores condições de trabalho e economia de recursos naturais por meio da reciclagem. A expectativa é a geração de 10 (dez) a 12 (doze) empregos diretos para a Cooperativa.

 

O descarte correto dos resíduos possibilita que apenas os rejeitos (aquele material que não pode ser reaproveitado) cheguem aos aterros. E tem o objetivo de contribuir para a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental, auxiliar no descarte correto de pequenos volumes e destinar menor quantidade de resíduos ao Aterro Sanitário de Brasília.

 

A Ceasa assume um papel de agente incentivador de práticas sustentáveis e ressalta que, com atitudes simples, porém importantes como estas, será possível alcançar a responsabilidade social e ambiental, pois a visão da CEASA para o futuro é “Ser reconhecida nacionalmente como instituição pública forte e sustentável, referência na execução da política de abastecimento”.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br