Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/04/19 às 17h53 - Atualizado em 9/04/19 às 14h53

Presidente da Emater-DF visita Banco de Alimentos

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, visitou o Banco de Alimentos nesta segunda-feira (1º). O objetivo da visita foi conhecer melhor as instalações, além dos programas executados no local e as metas para 2019.

 

A diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa-DF, Lidiane Matos, apresentou os dados dos programas e ressaltou a importância de se ampliar as atividades do Banco de Alimentos. “Para este ano, temos como meta a Inauguração de uma unidade de processamento, onde será possível a produção de seleta de legumes, desidratados, hortaliças picadas e polpas de frutas. Isso irá otimizar o uso das doações advindas do Programa Desperdício Zero”, destacou.

 

Entre as metas apresentadas também estão a aquisição de alimentos pelo PAPA-DF e atendimento a famílias por meio de instituições. Outro destaque foi a quantidade de produtos advindos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Graças ao programa mais de 681 toneladas de alimentos foram doadas em 2018, representando 65% do total de produtos movimentados no Banco de Alimentos.

 

O PAA funciona a partir de um convênio firmado entre o Governo Federal e o Governo do Distrito Federal, onde a União destina uma verba para aquisição de produtos diretamente da agricultura familiar, que são doados a instituições sócio assistenciais.  O convênio é executado pela Secretaria de Agricultura do DF em parceria com a Emater e a Ceasa-DF.

 

“O programa beneficia as instituições de assistência social, os agricultores e a economia do Distrito Federal. Milhares de pessoas que são beneficiadas por essas instituições ganham porque passam a receber produtos frescos, com uma variedade de alimentos, inclusive de frutas sazonais, como abacate, goiaba, morango. Os agricultores familiares ganham porque ampliam a oferta de produtos, estimulando assim as cadeias produtivas e gerando emprego e renda. Por fim, o Distrito Federal ganha pelo incremento em sua economia”, destacou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

Atualmente, o Banco de Alimentos atende a 132 instituições sócio assistenciais, beneficiando mais de 32 mil pessoas semanalmente. As instituições recebem os produtos advindos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Desperdício Zero (PDZ) e Programa de Doação Simultânea (PDS). O local é administrado pela Ceasa-DF, em parceria com a Emater-DF e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF.

 

 

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo de Brasília

CEASA

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br