Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/13 às 18h03 - Atualizado em 8/11/18 às 14h28

Seminário da Ceasa-DF debate o mercado de frutas, legumes e verduras

Seminário FLVCom a finalidade de subsidiar a formulação de propostas de aprimoramento das políticas públicas que favoreçam o abastecimento e possibilitem a estruturação do mercado atacadista, com foco nos diferentes agentes e consumidores, bem como a avaliação do potencial da produção, inclusive a irrigada, e suas oportunidades, a Ceasa-DF realizou no dia 17 de maio, no principal auditório da Agrobrasília, um seminário sobre a situação de FLV no DF, para o qual foram convidadas as principais lideranças dos mais diversos setores da economia local e regional.

Os palestrantes e debatedores abordaram como tema central os desafios e perspectivas do abastecimento de frutas, legumes e verduras no DF, discutindo o estado da arte da produção, o papel da Ceasa-DF no abastecimento local, logística, transportes, armazenagem, o mercado de reposição, o papel da agricultura familiar e um diagnóstico do mercado.

No seu pronunciamento de abertura, o Presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, ressaltou a necessidade de se estabelecer o papel da empresa no processo de formulação de políticas públicas de abastecimento, bem como a necessidade de ampliação dos espaços internos para abrigar maior fatia da produção familiar. O Secretário-adjunto da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nilton Guimarães, disse que o setor de abastecimento será fundamental para o sucesso dos eventos internacionais, como Copa das Confederações e Copa do Mundo de Futebol. Neste sentido, disse ele, o GDF vem priorizando o trabalho de integração entre a Secretaria, Emater e a Ceasa, em função do fortalecimento do novo sistema de gestão em que vive hoje a produção rural agrícola do Distrito Federal.

Também presente à mesa de abertura, o deputado distrital Joe Valle, proprietário da Fazenda Malunga, de produtos orgânicos, afirmou que é produtor no DF há 25 anos e que nunca conheceu uma construção de política pública distrital voltada para o abastecimento da cidade. “Sempre misturaram política partidária com política de governo e, assim, estamos vivendo todo este atraso”, disse Joe Valle. “O sistema Ceasa precisa ser fortalecido em todo o Brasil para garantir o abastecimento de hortifrutigranjeiros, e que em Brasília a Ceasa precisa continuar Ceasa” completou ele, alertando para o fato de que a cidade está crescendo em volta da Ceasa-DF e que os espaços se valorizam a cada dia.

Representantes de setores produtivos, comerciantes e consumidores finais, expuseram suas opiniões, ideias, críticas e sugestões sobre a necessidade de fortalecimento do abastecimento  e principalmente, sobre a urgência no desenvolvimento e implantação de políticas públicas voltadas para o setor.

O presidente da Emater, Marcelo Piccin, em sua fala lembrou que em termos de políticas públicas para abastecimento, houve em Brasília “um apagão de 15 anos”. Ele enfatizou que hoje a realidade é outra, pois o atual Governo do Distrito Federal resolveu investir nisso. “Nós estamos aqui para ajudar a qualificar e aprofundar um programa de abastecimento que esta cidade merece”, afirmou.

Ficou estabelecido, ainda, que o seminário foi apenas o início de um processo participativo de discussões, e que o mesmo deverá se desdobrar na criação de um Fórum Permanente de discussão sobre políticas e ações de abastecimento.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br