As principais diretrizes da nova gestão do Sistema Público da Agricultura para o desenvolvimento rural da região foram apresentadas na manhã desta sexta-feira (11), em solenidade realizada na Fundação Casa do Cerrado. O Sistema é composto pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).
Presente na solenidade, o vice-governador, Paco Britto, destacou a competência dos novos dirigentes. “Não poderia haver melhor indicação. Sabemos e valorizamos a importância do meio rural. Queremos um voto de confiança dos produtores para essa nova equipe”, falou.
Em 40 anos de história, a Emater-DF agora conta com a primeira mulher presidente, Denise Fonseca. Na solenidade, ela citou a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, dizendo que “’quando uma mulher entra na política muda a mulher, mas quando muitas mulheres entram na política, muda a política’. É com esse espírito de mudança na política que estou aqui e me faço presente na história do Sistema Agricultura do DF, reforçando a Emater como um forte canal de comunicação entre o urbano e o rural”.
Para a nova gestão, as organizações de produtores, os Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável, a Federação de Agricultura e Pecuária do DF (FAPE-DF) serão parceiros e norteadores das políticas públicas para o meio rural. “Todas as demandas passadas pelas lideranças e organizações locais foram incluídas em programas prioritários a serem desenvolvidos pela Emater-DF”, disse Denise, que também falou da intensificação da interação da empresa com municípios da RIDE e Região Metropolitana para que os agricultores dessas regiões possam ter uma rede de apoio em serviços de assistência técnica e extensão rural, fornecida pela Emater-DF.
O Secretário de Agricultura, Dilson Resende, destacou nove eixos temáticos de atuação, que foram definidos com base em reuniões com agricultores patronais, familiares, trabalhadores rurais, movimentos sociais, entidades representativas e profissionais do setor: Regularização e ordenamento territorial; desenvolvimento social; desenvolvimento econômico; desenvolvimento tecnológico; sustentabilidade ambiental; abastecimento e infraestrutura; defesa agropecuária; políticas públicas; e desenvolvimento institucional.
“O Sistema Agricultura é nossa base de apoio, onde Secretaria, Emater e Ceasa são um só corpo. A participação de todos os envolvidos, governo e sociedade, na definição das ações e políticas, resultará na melhor solução para os diversos problemas do setor”, disse o Secretário.
O presidente da Ceasa, Wilder Santos, também ressaltou a realização de ações integradas entre as instituições e reforçou o papel da Ceasa. “Não somos uma feira, somos um centro de distribuição de alimentos”, falou.
A solenidade também contou com a presença de representantes de produtores, de movimentos sociais, de instituições públicas e privadas, além de deputados distritais e federais.
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3686-4831 | E-mail: presidencia@ceasa.df.gov.br