A parceria da Ceasa/DF com a Secretaria da Mulher já começa colher frutos! Foram realizadas 02 palestras aos servidores e colaboradores da Ceasa sobre Violência contra a mulher e tipos de assédios.
Na palestra oferecida ao público masculino sobre assédio, os homens perceberam que algumas “brincadeiras”, principalmente no ambiente de trabalho, não caem bem, e muitas vezes, o que eles consideram brincadeiras na verdade pode ser caracterizado como assédio. Para um servidor, que prefere não se identificar,”só essa explicação já valeu a pena, pois é constrangedor pensar que corremos o risco de estar praticando assédio com nossas colegas de trabalho”.
E na palestra voltada ao público feminino, foram abordados tópicos relacionados ao tema violência contra a mulher, além de orientações sobre como proceder, saber reconhecer os tipos de assédio, a legislação existente hoje e os equipamentos públicos de amparo à mulher vítima de violência.
Em uma roda de conversa, as servidoras e colaboradoras da Ceasa/DF tiraram dúvidas, expuseram suas opiniões e relatos e, puderam aprender e reconhecer os tipos de assédios como: assédio moral, patrimonial, psicológico, sexual e físico.
Segundo Melina, assistente administrativa da empresa, “é preciso sinalizar aos autores de violência, sempre que eles extrapolarem os limites”. Já para Alexandra Fernandes, Assessora de Comunicação, “é preciso educar e direcionar os filhos sobre o tema, as meninas precisam crescer sabendo que não se pode tolerar esse tipo de coisa, foi só uma vez, não deve existir” e, como mães e pais, devemos orientar nossos filhos que a denúncia é muito importante também”.
Ainda na palestra, puderam conhecer o “violentômetro” e também o site www.relogiosdaviolencia.com.br, acesse para saber mais.
Texto e Imagem: ASCOM CEASA-DF
Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3686-4831 | E-mail: presidencia@ceasa.df.gov.br