4/02/21 às 12h08 - Atualizado em 9/02/21 às 11h14

“Reconstruir é a palavra de ordem”, diz presidente empossada da Asphor

Tomou posse, na manhã desta quinta-feira (4), a diretoria da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do DF e Entorno (Asphor), entidade que reúne cerca de mil produtores.

Reeleita para o biênio 2021-2023, a presidente Sandra Vitoriano lembrou das dificuldades vindas no ano de 2020 e os desafios da Asphor para este ano. “A palavra de ordem é reconstruir. Muito infelizmente, perdemos associados para a Covid-19, além das restrições que sofremos inerentes à pandemia. Agora, vamos olhar para frente; lutar por novas parcerias na Ceasa e por contratos junto ao GDF. O agro não parou e nem pode parar. Da mesma forma que as pessoas precisam de saúde, também necessitam de alimentos na mesa”, enfatizou.

De acordo com o presidente da Ceasa, Sebastião Marcio, a Asphor é uma representação muito ativa e que tem sido parceira da gestão da Ceasa. “Esse comprometimento da Associação com a categoria, aliado a essa parceria, tem gerado – e continuará gerando – bons frutos em benefício dos produtores e, em consequência, para a sociedade como um todo”, destacou.

Para o deputado Cláudio Abrantes, presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da Câmara Legislativa do DF, é necessário aprofundar a questão do agronegócio. “O campo dá certo. No DF, que é tão pequeno, temos uma quantidade e variedade expressiva de safras que poucos estados alcançam. É preciso olhar com carinho e muito respeito para os produtores”. Abrantes aproveitou para informar que já está tramitando na CLDF uma emenda de sua autoria, no valor de R$ 250 mil, para reforçar o Programa de Aquisição de Produtos Agrícolas (PAPA-DF), auxiliando tanto os produtores familiares, quanto as instituições socioassistenciais do DF e entorno.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, Candido Teles, disse que o GDF vai liberar recursos da ordem de R$ 2 milhões para continuidade do Cesta Verde, programa governamental que visa a promover a segurança alimentar de famílias carentes e de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Também presente ao evento, o chefe de gabinete do vice-governador Paco Britto, Paulo César, enumerou as ações do governo Ibaneis em relação à Ceasa e ao agronegócio.

Fechando a sessão solene, o deputado distrital Roosevelt Vilela, presidente da frente parlamentar da agricultura, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Fernando Cézar, reafirmaram o compromisso e a importância da agricultura familiar e das mulheres no agronegócio.