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23/04/21 às 9h12 - Atualizado em 17/05/21 às 11h54

Saiba como não cair em golpes virtuais

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Em tempos de pandemia, as relações de consumo voltaram-se com força para o mundo virtual. E é aí que mora o perigo. Quem nunca ouviu falar de alguém que sofreu alguma espécie de golpe via internet?

 

Pensando nisso, a Defensoria Pública do Distrito Federal elaborou uma cartilha sobre os golpes nas relações de consumo.

 

O trabalho apresenta, de maneira didática e objetiva, os golpes mais recorrentes nas relações de consumo em três importantes perspectivas: golpes no ambiente virtual, nas relações bancárias e na contratação de planos de saúde.

 

A cartilha traz informações relevantes sobre o modo como os golpes acontecem nas relações de consumo, quem são os alvos específicos em cada ação fraudulenta e como averiguar a autenticidade das relações de consumo para evitar prejuízos futuros.

 

No que se refere a golpes digitais, o texto trabalha as principais características de operação em mensagens-armadilhas, fraudes nas relações por comércio eletrônico, falsos leilões de carros, extorsões por pornografia, golpes relacionados a falsos empregos e empréstimos.

 

Nas relações bancárias, elucida golpes relacionados a empréstimo de conta bancária, depósitos inexistentes, aquisição de empréstimos com pagamento maior do valor das parcelas, falsos boletos para quitação, cartões supostamente fraudados e até mesmo a troca destes na hora dos saques, contratos de empréstimos fraudados.

 

Em relação a fraudes sobre planos de saúde, a cartilha trabalha sobre golpes de inserção fraudulenta em plano de saúde coletivo, compra de carência, falsidade de informações pessoais inseridas em contratos e sobre golpes em promessas de cirurgias bariátricas.

 

>> Clique aqui e leia a cartilha

 

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