Em tempos de pandemia, as relações de consumo voltaram-se com força para o mundo virtual. E é aí que mora o perigo. Quem nunca ouviu falar de alguém que sofreu alguma espécie de golpe via internet?
Pensando nisso, a Defensoria Pública do Distrito Federal elaborou uma cartilha sobre os golpes nas relações de consumo.
O trabalho apresenta, de maneira didática e objetiva, os golpes mais recorrentes nas relações de consumo em três importantes perspectivas: golpes no ambiente virtual, nas relações bancárias e na contratação de planos de saúde.
A cartilha traz informações relevantes sobre o modo como os golpes acontecem nas relações de consumo, quem são os alvos específicos em cada ação fraudulenta e como averiguar a autenticidade das relações de consumo para evitar prejuízos futuros.
No que se refere a golpes digitais, o texto trabalha as principais características de operação em mensagens-armadilhas, fraudes nas relações por comércio eletrônico, falsos leilões de carros, extorsões por pornografia, golpes relacionados a falsos empregos e empréstimos.
Nas relações bancárias, elucida golpes relacionados a empréstimo de conta bancária, depósitos inexistentes, aquisição de empréstimos com pagamento maior do valor das parcelas, falsos boletos para quitação, cartões supostamente fraudados e até mesmo a troca destes na hora dos saques, contratos de empréstimos fraudados.
Em relação a fraudes sobre planos de saúde, a cartilha trabalha sobre golpes de inserção fraudulenta em plano de saúde coletivo, compra de carência, falsidade de informações pessoais inseridas em contratos e sobre golpes em promessas de cirurgias bariátricas.
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