O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e o mês de setembro é chamado de Setembro Amarelo.
A cada 40 segundos, há uma morte do tipo no mundo, sendo que, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), nove de dez casos de suicídios no Brasil podem ser evitados. Dessa forma, há uma realidade que deve ser alterada, pois devemos pensar, o que faz com que estas mortes ocorram? Por que a sociedade não consegue prevenir essas mortes?
A Prevenção fundamental ao suicídio é a conversa, para que assim haja uma nova visão sobre este problema, desmitificando a idéia do tabu sobre ele. É necessário que as pessoas saibam os sinais de alerta, saibam a importância de procurar uma ajuda e saibam que não estão sozinhas. Como elas saberão se não há uma conversa clara sobre o que é o suicídio?
Alguns sinais podem ser mais evidentes como, a automutilação, isolamento e/ou mudança de comportamento, indicam que algo está errado. Familiares e amigos podem dar carinho e perceber os sinais de alerta é o primeiro passo, mas a ajuda profissional ainda é fundamental nesses momentos.
Desde 2014, a ABP (Associação Brasileira dos Psiquiatras) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), organizam o setembro amarelo, em que há uma maior mobilização para a conscientização da sociedade sobre o suicídio, mas o trabalho para a prevenção e conscientização sobre o tema acontecem durante todo o ano.
O GDF, por meio do Programa DF Crianças, vinculado à Secretaria de Justiça (SEJUS), lançou dia 03 setembro a campanha Setembro Amarelo – Vamos dar as Mãos?”, que tem como parceira, dentre outros, a Primeira Dama do Distrito Federal, Mayara Noronha. A campanha da SEJUS, tem como foco principal as crianças e adolescentes, pois para a Subsecretária de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, Adriana Faria, “ é importante considerar que os dados de tentativas ou consumação de suicídios tem aumentado na adolescência e em idade cada vez mais precoce, e que ele pode ser evitado na grande maioria dos casos”, disse.
A Ceasa-DF não só apoia a campanha, como também, durante o mês de setembro buscará divulgá-la em suas redes sociais.
Texto: ASCOM CEASA-DF
Arte: ASCOM CEASA-DF
Arte: ASCOM SEJUS
Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3686-4831 | E-mail: presidencia@ceasa.df.gov.br