A Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Distrito Federal esteve presente na 7ª FestFlor com uma estrutura belíssima, onde abrigou órgãos do Governo Federal e do Distrito Federal.
Compartilhamos nosso espaço com parceiros importantes, que vem ao longo do tempo nos mostrando seu empenho e dedicação com essa atividade tão importante para nossa cidade, disse o Superintendente da SFA/DF William Barbosa.
Estiveram conosco a Embrapa, Emater/DF, CONAB, Ceasa/DF, Senar/DF, Sebrae/DF, Sudeco, Secretaria de turismo/DF.
Aliás, o agroturismo é uma das atividades que mais cresce em nossa região.
O setor de floricultura movimenta cerca de R$200 milhões de reais ao ano, isso mostra a força do setor para a economia de Brasília, são quase 600 hectares de área plantada e, isso nos credencia que estamos no rumo certo.
A FestFlor é hoje considerada uma das maiores feiras de negócios do Centro-Oeste nessa atividade.
Ao longo da VII edição foram desenvolvidos vários cursos e workshops para estimular ainda mais quem está de namoro com essa atividade, pois existe uma enorme gama de profissionais que a floricultura abrange, sejam decoradores, paisagistas, urbanistas, arquitetos e, principalmente os estudantes, que perguntados são unânimes em suas respostas, “estamos aqui para acompanhar e aprender novas tecnologias mas, principalmente as tendências de mercado”.
Dentro da estrutura montada pela Superintendência Federal de Agricultura no DF, foram desenvolvidas várias atividades como o lançamento da Expedição Safra Brasília Floricultura, Mesa Redonda sobra a Exportação de Flores e Plantas Ornamentais “Uma Nova Perspectiva para a RIDE”, Reunião de Comercialização, onde participaram Administração do Plano Piloto e produtores, Reunião de Comercialização com o Sr. Leonardo Oliveira, criador do aplicativo Made In Roça que tem por finalidade ser uma mídia de inclusão digital facilitadora de compra e venda de produtos naturais e orgânicos direto do produtor, eliminando a figura do atravessador.
A cada ano a FestFlor está conseguindo maior aproximação e entrosamento dos componentes dessa importante cadeia produtiva, seja governo federal e estadual, pequeno, médio e grande produtor, estudantes e sociedade, todos saem ganhando.
Com isso, melhora-se a qualidade dos produtos ofertados, e o aumento da geração de trabalho e renda.
Brasília é reconhecida pelos seus parques e jardins e, não é coincidência termos o maior parque urbano do mundo.
A Superintendência Federal de Agricultura no DF tem papel importantíssimo nesse cenário, por meio dos convênios firmados com o governo do Distrito Federal, no qual fomenta pesquisas e várias ações para o desenvolvimento e sustentabilidade do setor e, temos certeza que Brasília se tornará ainda mais competitiva dentro desse mercado, finalizou o Superintendente Willian.
Imagens e Texto: ASCOM SFA/DF
Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3686-4831 | E-mail: presidencia@ceasa.df.gov.br