Dirigentes da Seagri-DF, Emater-DF e Ceasa-DF – Sistema Agricultura – reuniram-se com chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto, para apresentação de um plano de trabalho com vistas ao aumento da produção leiteira no DF.
Intitulado “Constelação Láctea – Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do DF”, o plano de trabalho baseia-se na cooperação técnica entre as empresas, envolvendo pesquisa, desenvolvimento e inovação; oferta genética de alto desempenho; tecnologia, assistência técnica e gerencial; mobilização socio-produtiva, com componente educacional; entre outros pontos.
“É preciso mudar o degrau tecnológico para sermos os maiores players de leite do mundo, a exemplo do que já somos com a soja”, explicou Sebastião Pedro. Para ele, a produção leiteira no DF não evoluiu muito nos últimos 30 anos; “porém o Centro-Oeste tem potencial expressivo, tanto que a maior indústria láctea no Brasil está instalada nessa região”.
E a explicação para alavancar a produção leiteira no DF é simples.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a produção brasileira de leite precisa aumentar 23% nos próximos dez anos para que haja equilíbrio (oferta adequada) deste alimento no mundo. “Sem falar que esta indústria gera muitos empregos e renda; e o bioma Cerrado já se mostrou um dos mais promissores no país para esse tipo de produção”, observou o chefe-geral da Embrapa Cerrados.
Participaram da apresentação o secretário de Agricultura, Candido Teles; o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes; a Chefe de Gabinete, Cláudia Betini; a assessora Cristyanne Taques; a diretoria-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade; e o presidente da Ceasa-DF, Sebastião Marcio.
Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3686-4831 | E-mail: presidencia@ceasa.df.gov.br