Ancorado na forma eficiente e transparente de captar e doar alimentos para a população em vulnerabilidade, o Banco recebe alimentos de diversas fontes para atendimento a Instituições filantrópicas e famílias devidamente cadastradas.
EIXO DESPERDÍCIO ZERO
Dentro da Ceasa, nas feiras, no campo e na cidade, alimentos fora do padrão de comercialização, muito maduros ou levemente danificados são geralmente descartados, o que representa grande desperdício. Para reduzir esse descarte desnecessário, o Banco de Alimentos de Brasília recolhe, seleciona e dá uma destinação digna a esses alimentos distribuindo para Instituições que atendem pessoas carentes.
Podem fazer doações: agricultores, empresários que comercializam na Ceasa ou outras feiras do DF, produtores rurais no campo, órgãos de fiscalização sanitária, etc.
EIXO AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS
O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania ou da CONAB e o Governo do Distrito Federal, disponibilizam recursos financeiros para a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a EMATER realizarem as compras dos alimentos da agricultura familiar e doar ao Banco de Alimentos. Esse, por sua vez, faz a logística de recebimento e distribuição qualificada dos alimentos as Instituições devidamente cadastradas e monitoradas.
EIXO DOAÇÃO SOLIDÁRIA
Empresas privadas, órgãos públicos federais e distritais realizam eventos e campanhas com arrecadação de alimentos diversos e doam ao Banco de Alimentos, que fica responsável por toda logística de recebimento, classificação e distribuição dos alimentos arrecadados para as Instituições previamente cadastradas no Programa.
Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3686-4831 | E-mail: presidencia@ceasa.df.gov.br